REFLETINDO COM OS PAIS ...Readaptação Escolar DURANTE O 2ºSEMESTRE
Consideramos esse momento um dos mais delicados da vida escolar de uma criança que está retornando para âmbito de convivência e aprendizado. Para que esse período aconteça da melhor maneira possível, planejamos para desde os primeiros dias, uma programação a ser compartilhada com as crianças.
Nosso objetivo é colocar a criança em contato com as principais características deste espaço; espaço de convívio e trabalho não compartilhado com os pais e sim com outras crianças e adultos (seus professores), responsáveis por ela durante o tempo que estiver na escola. E ainda, um espaço diferenciado de sua casa, que atenderá suas necessidades dentro dos limites definidos pela estrutura do trabalho escolar,o que os pais devem considerar é que neste 2ºsemestre será dado apenas continuação do trabalho desenvolvido no semestre passado.e cabe a eles contribuírem para esse novo momento.Como a criança pequena vivencia este momento?
• Vivendo o fato de que os mesmos passaram um período em casa(FÉRIAS) na primeira semana as atividades organizadas para as crianças acontecerão no pátio, bem próxima do lugar onde os pais estarão. Estes permanecerão nas imediações deste espaço assistindo o que acontece “na escola”e aos pouco deverá se afastar e em seguida se retirar. Essa definição inicial apóia o afastamento progressivo.
• Assim como no início do ano letivo a sinceridade será o foco principal,presidindo o relacionamento professor-aluno desde o primeiro contato. Assim, não será usado artifícios que deixem a criança pensar que esta sendo enganada. Por exemplo, se combinarmos que a criança poderá ver os pais quando quiserem, os pais deverão manter-se num mesmo lugar conhecido por ela e a professora não deve tentar impedi-la de ir vê-los quando sentir necessidade.
• A seqüência de atividades programadas para esse período dará continuidade as atividades já trabalhadas e será explanando os limites que configuram o espaço de trabalho com o grupo de crianças. Assim, desde os primeiros dias, as professoras apresentarão os limites que irão estruturar o trabalho durante o 2º semestre e os horários para atividades em sala e para atividades no parque, local para guardar lancheira, apresentação de brinquedos tanto para serem usados dentro e fora de sala, serão mantidos.
A readaptação escolar é uma tarefa coletiva: família e escola. Portanto as pessoas da família devem:
Lembrar que o período de readaptação é uma questão apenas temporária (Da criança se sentir novamente segura)portanto deve ser avaliado individualmente. Devendo estar disponíveis durante o tempo necessário.
Atender de forma receptiva quando procuradas pela criança, sem, no entanto dedicar-lhe uma atenção "demorada” que desvie a criança das atividades da sala. • Direcionar a criança para que aceitem o convite da professora e participem das atividades. Assim, os vínculos entre a professora e a criança poderão novamente se restabelecer mais rapidamente.
Entregar à criança a professora, encorajando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar a professora com o encargo de retirá-la dos braços dos pais.
• Incentivar a criança, desde o início, para que chegue à escola caminhando e trazendo sua pasta e lancheira. Isso confere a ela um maior sentido de autonomia, facilitando assim seu processo de adaptação.
Dirigir-se à coordenadora ou à psicóloga sempre que precisarem de mais informações. As professoras estarão neste período totalmente dedicadas às crianças.
(Readaptação do texto “Adaptação no Espaço Escolar” de Zélia Cavalcanti)
FRANCISCA MARIA(COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA)