Idéias para divertir o 1º dia de aula.

Idéias para divertir e fazer a criançada soltar a imaginação.



PÉ DE LATA

As crianças andam para lá e para cá em cima das latas.
Quando já tiverem prática, elas podem apostar uma corrida
IDADE - A partir de 5 anos.
O QUE DESENVOLVE - Equilíbrio e coordenação motora.
COMO FAZER - Faça dois furos diametralmente opostos no fundo de uma
lata de achocolatado ou leite em pó. Passe uma corda de
náilon de 1,2 metro pelos furos da lata e
una as extremidades com um nó bem forte dentro do recipiente.
Coloque a tampa e decorecom retalhos de plástico adesivo ou tinta.
Faça o mesmo com outra lata.
COMO BRINCAR - Os alunos sobem nas latas e tentam se equilibrar
segurando nas cordas. Além de andar pela escola com os pés de lata,
eles vão se divertir apostando uma corrida, andando para trás ou
vencendo um percurso com obstáculos.


PASSA-BOLA
Ninguém pode tocar na bola, que passa
de uma criança para outra com a ajuda de um copinho”
IDADE - A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação visual e motora e noção de distância.
COMO FAZER - Corte uma garrafa PET ao meio. Você vai utilizar apenas o lado em que fica a tampa, pois é mais fácil para a criança segurar. Pinte a tampinha e a borda do suporte com tinta acrílica ou encape com plástico adesivocolorido. Essa marcação facilita a visualização se a garrafa for transparente.Faça a bola recheando uma meia com jornal. Para fechá-la, fixe aponta com cola para tecido ou costure.
COMO BRINCAR - O objetivo é jogar a bola com um suporte sem deixá-lacair no chão. Se a criança for brincar sozinha, segura um suporte em cada mão e joga a bolinha de um lado para o outro. Em grupo, organize os alunos em roda ou em fileiras e dê um copinho para cada um. Um deles inicia a brincadeira jogando a bola para um colega, que vai pegá-la com o copinho e jogá-la para outro.


BAMBOLÊ

Rebolar bem é o que basta para manter o bambolê na cintura.
Mas as crianças também se divertem girando o brinquedo no pescoço,
nos braços e nas pernas
IDADE - A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE - Ritmo e equilíbrio.
COMO FAZER - Corte 1,5 metro de mangueira de gás. Una as pontas com fita crepe,
formando um aro. Para os menores, que ainda não conseguem girar o
bambolê em torno da cintura, faça aros pequenos usando 60 centímetros de conduíte.
Você pode colocar arroz, pedrinhas, guizos e sementinhas dentro dele antes de fechar.
Na hora em que os pequenos estiverem rodando o brinquedo,
vão escutar um agradável som.
COMO BRINCAR - A criança coloca o bambolê na cintura e o roda.
Para mantê-lo girando, é preciso movimentar o quadril, como um rebolado.
É possível também rodá-lo em outras partes do corpo:
no pescoço, nos braços e nas pernas, além de jogá-lo para cima e tentar encaixar nos braços.
Para que todos brinquem juntos, organize uma competição.
O objetivo pode ser ficar mais tempo com ele em torno da cintura ou
bambolear andando, sem deixar o brinquedo cair.


CAVALO DE PAU

Cada um monta em seu animal e sai cavalgando pela escola.
Outra boa pedida é a garotada apostar uma corrida.
IDADE - A partir de 4 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação motora e exercício de pernas e pés.
COMO FAZER - Desenhe a cabeça do cavalo em um pedaço de EVA e recorte. É possível substituir esse material por papel cartão. Dobre ao meio, desenhe o olho e faça vários furos, alinhados, a um dedo de distância da borda. Deixe um espaço sem furar na parte de baixo. Corte pedaços de 50 centímetros de lã e passe pelos furos. Amarre-os para fechar a cabeça do cavalo e compor a crina. Faça também um ou dois furinhos para formar o focinho do animal. Encaixe a cabeça em um cabo de vassoura.
COMO BRINCAR - A criança monta no brinquedo e cavalga pela escola. Você pode organizar uma corrida. Trace no chão uma linha de partida e outra de chegada e dê o sinal de largada. Outra sugestão é usar os cavalos nos teatrinhos. Todo príncipe monta um belo animal.