PROJETO BLITS DA LEITURA



Projeto “Blits da leitura”.

APRESENTAÇÃO
Visando impactar as crianças não só da escola e também as crianças da nossa comunidade, o projeto blits da leitura foi desenvolvido para levar os pequeninos a criarem o hábito pela leitura e dentro deste contesto vivenciarem alguns valores que andam adormecidos na sociedade :como a partilha,o amor e principalmente o espírito coletivo ressaltando o não a violência..
A partir da compreensão do seu papel enquanto pequenos leitores e cidadões, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, a doação e a troca, com isso, possibilitando a capacitação da criança em construir suas relações diante da sociedade..
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos da educação infantil e do ensino fundamental levarão para casa uma sacola contendo alguns livros de estórias infantis e um caderno de registro, onde terão que registrar e recontar a estória lida; usando a imaginação, a educação infantil por sua vez vivenciará momentos de contação de história, teatro e etc.
A culminância será realizada de duas formas “interna e externa”.
Externa: Uma parada “blits” da leitura nas mediações da escola com troca de livros por armas de brinquedos ou brinquedos em geral.
Internas: Serão realizado com a turma da educação infantil um saboroso pic-nic da Tia BIO e contação de historias e leituras visuais de histórias infantis .

OBJETIVO
• Proporcionar situações de leitura compartilhada.
• Firmar a parceria família x escola
• Resgatar o habito da leitura
• Ressaltar os valores
• Conscientizar a não violência.

Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.
Familiarizá-los com estórias e ampliar seus repertórios.
Participação em situação de conto e leitura de estórias.
Escuta atenta e interessada de estórias.
Observação e manuseio de livros.
Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.

METODOLOGIA BÁSICA

Haverá uma sacola confeccionada em TNT com diferentes livros de estórias. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa, por três dias. O aluno deverá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer um registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir Na culminância o mesmo deverá apresentar o teatro com a sua turma baseando-se no livro escolhido. A culminância da Educação Infantil será realizada no dia do pic-nic da Tia Bio neste dia os pais e convidados trocarão livros que serão usados para repor os livros retirados da biblioteca para a blitz da leitura por um saboroso lanche.
A comunidade escolar será convidada um dia antes da blitz da leitura pelos próprios alunos do fundamental a participarem do evento

CONTEÚDO TRABALHADOS
Português – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
Produção textual – o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de poesia, narrativa e teatro.

AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno.

FRANCISCA MARIA MONTEIRO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA