Check-list das condições de trabalho do coordenador pedagógico

Gestão Escolar Coordenador pedagógico Check-list das condições de trabalho do coordenador pedagógico Você, diretor, pode usar uma das reuniões com sua equipe gestora para analisar se o coordenador pedagógico tem boa estrutura para realizar os encontros de formação de professores. Alguns pontos a analisar são: 1. Gestão de materiais e suprimentos O coordenador tem: Computador. Com quantas pessoas ele compartilha. ___________ Acesso à internet. Livros de formação e obras literárias à disposição. Exemplares dos livros didáticos e paradidáticos adotados na escola. Outros livros didáticos e paradidáticos. Materiais de consumo (canetas e cartolinas, entre outros) e aparelhos audiovisuais (filmadora, DVD e televisor). 2. Gestão do espaço O coordenador tem sala própria? Onde se localiza? _______________________________________ Como é mobiliada? _____________________________________ Onde guarda seu material? _______________________________ O espaço é compartilhado com quantas pessoas? ____________ Tem liberdade para interferir nos espaços comunicativos como murais, paredes, jornal interno e blog. Pode sugerir alterações na configuração da sala de aula, em benefício da aprendizagem. 3. Gestão do tempo O coordenador tem horários reservados para: A formação própria. Participar de cursos externos de capacitação. Circular pelos espaços da escola. Visitar as classes e fazer observação de sala de aula. Planejar ações institucionais. Planejar reuniões pedagógicas. Reunir-se coletiva e individualmente com os docentes. Atender pais com dúvidas sobre a aprendizagem. Reunir-se com o diretor com regularidade. Esses horários são respeitados. 4. Gestão da aprendizagem O coordenador tem condições de acompanhar: O planejamento dos professores. O desenvolvimento de algumas atividades nas classes. Os resultados de avaliações internas e externas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e propostas curriculares locais. Tem acesso: Ao projeto político-pedagógico. Ao regimento interno. Às fichas de matrícula. Tem apoio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para ajudar os professores na flexibilização das aulas? 5. Gestão de equipe O coordenador tem assegurado o horário para realizar as reuniões pedagógicas? Está legitimado pela equipe como o parceiro mais experiente? 6. Gestão financeira e administrativa O coordenador pode opinar sobre a compra dos materiais pedagógicos? Tem apoio para organizar e realizar eventos e passeios relacionados com o PPP? 7. Gestão da comunidade O coordenador participa das reuniões de pais, do planejamento à realização? Pode sugerir e participar da organização de eventos que envolvam as famílias na vida escolar?