MERITOCRACIA / MOTIVAR PROFESSORES
MERITOCRACIA
A meritocracia é uma nova forma de gestão que é baseada no mérito, na qual as conquistas são alcançadas pelo merecimento do profissional, por seu desempenho e habilidades. Um número cada vez maior de empresas está aderindo a essa forma de gestão para um melhor aproveitamento do seu quadro de funcionários. Para dar algumas dicas para você implantar a meritocracia da melhor maneira na sua empresa também, Luciana Ferreira recebe nos estúdios da Jovem Pan Online Paulo Henrique Rocha, consultor em gestão de RH da Corrhect, empresa especializada no setor. Confira também a primeira parte da entrevista (aqui) e a terceira (aqui).
Uma das formas de motivar o jovem professor é:
• Ouvi-lo com atenção
• Mostrar que as suas palavras são
importantes
• Evidenciar interesse genuíno pelos
seus actos e atitudes
• Dar-lhe feedback imediato e
Contínuo
O que é ser um bom
ouvinte?
• Não é só ouvir
• É sobretudo compreender o que o
outro diz
• Fazer perguntas e reformular as
perguntas
• Ter tempo para ouvir o outro
Atenção à comunicação não
verbal
• Mantenha contacto visual
• Use uma linguagem corporal adequada
• Faça uma boa gestão dos silêncios
• Controle as interrupções
• Tenha consciência do lugar que ocupa e
da distância a que está em relação ao
interlocutor
• Evite as barreiras físicas
O clima da escola faz a
diferença
O clima é a atmosfera da escola, a
sua personalidade e a natureza e
qualidade das interacções sociais e
profissionais que envolvem os
indivíduos
Oito indicadores de clima
• Respeito
• Cuidar
• Moral elevado
• Oportunidade para dar ideias
• Oportunidade para crescer como
pessoa e profissional
• Apreço pela inovação
• Coesão
• Confiança
Cinco tipos de apoio que
podem afectar o clima da
escola
• Reconhecimento do sucesso
• Ajuda aos professores
• Encorajamento
• Justiça e equidade nas relações
• Preocupação pelos outros
Oito diferenças entre climas
positivos e climas negativos
• A direcção sente-se responsável pelo clima
• A direcção tem visibilidade
• A direcção conhece os professores
• A direcção comunica regularmente
• A direcção promove reuniões positivas e
produtivas
• A direcção tem conhecimento das
necessidades dos professores
• Há professores que funcionam como modelos
• O ambiente físico é seguro, limpo e
atraente
Promover o crescimento
profissional
• Acentue os pontos fortes de cada pessoa
• Mostre disponibilidade para ajudar a
ultrapassar os pontos fracos
• Crie oportunidades para a reflexão
conjunta
• Crie oportunidades de auto-avaliação
• Incentive a construção de portfolios
Como a supervisão pode ajudar
a motivar os novos professores
• Peça aos jovens professores que observem
uma aula sua
• Peça-lhes que preencham um guião de
observação na sequência da assistência a
uma aula sua
• Discuta com eles as fichas de observação
• Discuta com eles a sua aula
• Dê oportunidade a que os jovens professores
se observem mutuamente
• Dê-lhes liberdade na escolha das aulas a
assistir
Gerir os elogios e as críticas
• Procure um equilíbrio entre a crítica e o elogio
• Se elogia sempre por tudo e por nada, o elogio
sabe a falso e deixa de ter efeito
• Não inicie a conversa com comentários
negativos
• Evite a confrontação verbal
• Em vez de críticas negativas, faça perguntas
sobre o que correu mal
• Evite a emissão de juízos de valor
• Seja descritivo, respeite os actos e faça
perguntas pertinentes
Reuniões produtivas aumentam o
moral dos professores
• Uma boa preparação prévia
• Uma ordem de trabalhos exequível
• Reuniões curtas
• Intervenções centradas na ordem
de trabalhos
Reuniões produtivas e
interessantes:
• O que pode ser dito por escrito não deve ir
parar às reuniões
• A agenda deve ser distribuída com antecedência
• Inclua os assuntos, o local, a data, a hora de
início e a hora de conclusão
• Comece a reunião com notas positivas
• Sorria com frequência
• Cuide do espaço
• Controle a reunião
• Obtenha feedback da reunião (conversas de
follow-up, questionários e caixas de sugestões)
Desenvolver o moral dos
professores:
• Os líderes educativos passam grande
parte do tempo a cuidar dos problemas
dos outros. Não se esqueça que, antes
de se preocupar com os outros, você
tem de tomar conta de si
• Preocupe-se com o seu aspecto.
lembre-se que o seu aspecto transmite
aos outros mensagens claras
Mais formas de desenvolver
o moral dos professores:
• Seja positivo e elogie os outros com moderação e
verdade
• Reconheça o trabalho dos outros
• Não comece pelas notícias más
• Quando as notícias são mesmo más, não mostre
pessimismo nem desânimo
• Controle o stress e a ansiedade através do bom humor
• Lembre-se que o optimismo é contagiante mas o
pessimismo também é.
Outras formas de desenvolver
o moral dos professores
• Preocupe-se com os colegas e, sobretudo, com os
professores mais novos
• Não seja intrusivo, mas suave na aproximação
• Pode dizer: “tenho-te achado triste; há alguma
coisa em que posso ajudar-te?”
• Confie nos colegas mais novos
• Dê-lhes responsabilidades que estejam ao nível
das suas capacidades
• Não faça críticas em público
• Não fale de ninguém na sua ausência.
Dois factores que provocam
fraca motivação na escola:
• A percepção de que a tarefa pedida é
demasiado difícil ou demasiado fácil
• A percepção que os alunos têm da
impossibilidade de dedicarem o esforço
e o tempo necessários à tarefa
Estratégias para um ensino
motivante e motivador:
• Relacionar a tarefa de aprendizagem com as
necessidades, interesses e experiências do aluno
• Tornar explícito o valor da aprendizagem
• Ensinar com entusiasmo
• Encorajar os alunos a perseguirem os seus interesses
específicos e a encontrarem áreas onde sejam realmente
bons
• Estimular a curiosidade, oferecendo informação
surpreendente e estimulante
• Criar uma certa discrepância que promova um certo
desequilíbrio e suscite a curiosidade intelectual
• Fazer perguntas estimulantes
• Tornar os conteúdos mais concretos, dando exemplos e
relatando experiências
Estratégias para promover o
entusiasmo na aprendizagem:
• Relacionar os conteúdos com as experiências dos alunos
• Avaliar os interesses e necessidades dos alunos
• Apresentar informação, uma vez por outra, que seja
contraditória com as posições dos alunos
• Apoiar o ensino com experiências pessoais e humor
• Usar actividades de brainstorming
• Variar as actividades de aprendizagem
• Apoiar a espontaneidade dos alunos
• Utilizar uma linguagem corporal que entusiasme os
alunos e os mantenha atentos
• Redefinir constantemente os objectivos
Dicas (para uso dos supervisores)
para entusiasmar os jovens
professores
• Mostre-se disponível
• Seja solícito
• Não tenha pressa quando está a falar
com um jovem professor
• Coloque-se na posição do outro
• Não julgue apressadamente
• Encare os problemas como oportunidades
de mudança
• Seja optimista
• Seja justoO que o supervisor nunca
deve fazer:
• Não fale de coisas importantes nos
corredores da escola
• Não critique os colegas quando eles
estão ausentes
• Não diga, oiça apenas (quando vêm ter
consigo para fazer queixa de um colega)
• Não manipule os jovens professores
• Não ande apressado
• Elogie com parcimónia e evite criticarO que um supervisor deve
fazer sempre:
• Guarde os números dos colegas no seu telemóvel
• Dê o seu número de telemóvel aos colegas mais novos
• Registe as datas de aniversário dos colegas
• Faça com que os colegas se apercebam de que você
se lembrou dos aniversários deles
• Guarde os endereços electrónicos dos seus colegas
• Coloque-se ao lado dos colegas mais novos
• Seja leal e franco
• Partilhe os seus materiais com os colegas mais novos
• Sorria com frequência
Estratégias para promover a
sua automotivação
• Frequente o CDI da sua escola
• Faça o seu portfolio e mantenha-o atualizado
• Partilhe o seu portfolio com os colegas
• Discuta o seu portfolio e os dos colegas
• Assine revistas de pedagogia e didática
• Faça parte de um grupo de reflexão
• Participe num projeto de inovação
• Guarde os dossiers pedagógicos e partilhe-os
com os colegas
• Participe em colóquios e congressos , Conselhos finais
• Se não fores capaz de chegar a tempo,
deves procurar vir antes
• Nunca peças a um jovem professor para
fazer alguma coisa que tu não sejas
capaz de fazer
• Admite os erros
• Nunca percas a calma
• Não critiques pelas costas
• Não fales do que não sabes
• Se tens dúvidas, pergunta
• Não tenhas medo de rir