HISTÓRIAS NATALINAS

QUANDO CHEGA O NATAL
Há uma frase que diz: “Quando chega o Natal, todos os corações voltam ao lar”.É interessante perceber como os sentimentos vão se modificando à medida em que o ano finda:Há um cansaço que procura repouso no aconchego do lar, à sombra da árvore da família; uma saudade que busca as lembranças da infância; gratidão que se entrelaça e abraça as esperanças de um ano novo.Podemos repensar a preparação e a celebração do Natal entre nossos familiares, colegas de estudo ou trabalho. Que essa festa cristã não se transforme em consumismo e cansaço. Com a participação de membros da família ou de outro grupo de pessoas, os preparativos para a celebração do Natal ficam mais significativos.Os ornamentos natalinos não são apenas enfeites, mas símbolos que têm uma razão de ser. Sendo assim, cores e formas são significativas. Reflitamos sobre o significado de cada um deles. Há muita literatura a respeito. Quem coordena a decoração e a celebração deve procurar envolver pessoas de várias idades. As noites de dezembro, principalmente as de finais de semana sejam cheias de canções, histórias, lembranças, surpresas…Há os que preparam sacolinhas verdes e vermelhas, recheadas de doces e surpresinhas para oferecê-las a crianças carentes, a uma instituição de caridade ou levá-las em suas andanças, para presentear os que encontrar pelo caminho. Lembro das sacolinhas em tecido vermelho, recheadas de balas e algumas moedas, que as senhoras do Apostolado da Oração entregavam a todas as crianças, depois da Missa de Natal. Era um SINAL de amor às crianças. Imagino a alegria daquelas senhoras, reunidas na preparação desses agrados. Orfanatos e asilos – extremos frágeis do cuidado pela vida – merecem atenção especial.

ÁRVORE DE NATAL
Há quem prefira fazer surpresa para os familiares, enfeitando a Árvore de Natalàs escondidas e, ao apresentá-la, espera o sorriso e o aplauso de todos.Mas há também quem convida os familiares, amigos ou alunos, para decorar árvoresque sejam, além de bonitas, significativas:Lá vão algumas dicas:
Árvore da Família:
Alguns dos enfeites representam as pessoas da família,seus sonhos ou realizações, seus aniversários…Árvore da Saudade:Lembrando também os familiares e amigos que estão longeou que já partiram para os braços de Deus.
Árvore das Virtudes:
As pessoas se propõem a praticar algumas virtudes. Quando conseguem,colocam um enfeite na árvore.
Árvore dos Amigos:
Amigos e vizinhos são convidados a oferecerem um enfeiteou os nomes deles são pendurados na árvore
Arvore Solidária:
São pendurados envelopes com informações sobre crianças ou pessoas carentesque precisam de ajuda. Familiares e visitantes são convidados a colaborarem para que essas pessoas tenham um Natal mais alegre e confortável.Talvez essas árvores não exibam brilho e simetria, luxo e harmonia mas,com certeza, serão significativas e ponto de união.A árvore pode ir sendo decorada aos poucos, em determinados dias,finais de semana que antecedem o Natal.Se a sua Árvore de Natal já está pronta, veja o que pode ser acrescentado a ela.Que o brilho do Natal venha de corações e rostos felizes e agradecidos.Jesus deu-nos o exemplo de abençoar e cristianizar o que até então era considerado pagão,usado em cultos antigos. É o caso da celebração da Páscoa e outras.Não precisamos banir as manifestações tradicionais, mas dar-lhe novo formato e sentido.Vamos dar um sentido novo para nossa Árvore de Natal.Vamos dar um trabalho novo para o Papai Noel.Que nossa união e ajuda se prolongue durante o ano!Que momentos significativos se repitam!Que “saibamos amar como o Aniversariante – JESUS !Que ELE tenha o primeiro lugar nessa festa !
ESTRELA DE NATAL

É usada na ponta da Árvore de Natal para nos lembrar da Estrela de Belém,que guiou os reis magos até a manjedoura de Jesus. Tem quatro pontas,representando o norte, o sul, o leste e o oeste.A misteriosa Estrela de Belém é citada na Sagrada Escritura em Mateus 2,Versículos 2,9 e 10. É sempre usada como símbolo da alegria, de guia, paradespertar e atrair. Kleper, matemático e astrônomo, disse que não houve nemestrela nem cometa que guiaram os magos. O que ocorreu foi uma conjunção dosplanetas Saturno e Júpiter, aumentando assim a luminosidade. Isso se deu noano 7 da nossa era, por volta de 3 de outubro, quando os magos se puseram em marcha e encontraram Jesus já crescidinho.A estrela é luz permanente. Representada com cinco pontas lembra o ser humano;braços e pernas esticadas e a cabeça, onde está a vontade.Também ´encontrada com seis pontas, que é sinal de paz.

*
Também
José subiu à
Galiléia, da cidade de
Nazaré, à Judéia, à cidade

de Davi, chamada Belém,
porque era da casa e família de Davi,
para se alistar com a sua esposa Maria,
que estava grávida. Estando eles ali,
completaram-se os dias dela. E deu à luz
seu filho primogênito e, envolvendo-o em faixas,
reclinou-o num presépio; porque não havia lugar
para eles na hospedaria. Havia nos arredores uns pastores
que vigiavam e guardavam o seu rebanho nos campos durante
as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória
do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor.
O anjo disse-lhes: “Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova
que será alegria para todo o povo: Hoje vos nasceu na cidade
de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal:
Achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura”.
E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: “Glória a Deus no mais alto do céu e na terra paz aos homens de boa vontade.” Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns aos outros: “Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou”. Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado numa manjedoura. Vendo-o contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que se lhes contavam os pastores. Maria conservada todas essas palavras meditando-as
em seu coração.
(Lucas 2, 4-19)
**********
**********
**********