PROJETO

MINHA FAMILIA,MINHA HERANÇA CULTURAL


DURAÇÃO;1 MÊS
CULMINÂÑCIA:28/08/2009 & 29/08/2009
COORDENAÇÃO:FRANCISCA MARIA


JUSTIFICATIVA:O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.A herança de costume que cada família carrega deve ser trabalhada de forma constante para não ficar adormecida.Cada criança tem o direito de vivenciar os costumes repassado por gerações e gerações.O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora e resgatadora de costumes passados. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar e repassar a cultura vivenciada pelos os mesmos, o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola é muito importante.

OBJETIVO GERAL:Desenvolver e resgatar a forma diversificada de costumes dentro de um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o conhecimento e enriquecendo suas vivências (ATRAVÉS DAS DATAS COMEMORATIVAS DO MÊS DE AGOSTO).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;


Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;


Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;


Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;

DESENVOLVIMENTO:


Conversação;


Filmes;


Cantigas de roda ,contos; parlendas,poesias(CONFECCIONAR PIPAS POETICAS)

Conversação sobre a família(CONVIDANDO PAIS OU RESPONSÁVEIS PARA ENTREVISTA).

Álbum de datas comemorativas ( INFANTIL/FUNDAMENTAL)

Pesquisa da família montando a árvore geanológica;

Metodologia:

daptar filmes sobre a família;

Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo de cada data;

Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;

Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;

Trabalhar a foto da família através de montagem envolvendo as personagens folcloricas.


Trabalhar o tema árvore e soldado usando textos partilhados e para educação infantil trabalhar com figuras.

CONTEÚDOS:

Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;


Lógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemas.

História e Geografia: árvore geanológica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família.trabalhar as datas comemorativas de agosto (país,estudante,árvore,soldado, folclore).


Ensino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.Ressaltar os nossos costumes e lendas etc.

ATIVIDADES:

Releitura de filme sobre a família,encenação de peças com fantoches para as crianças envolvendo temas do folclore,soldado(convidar o ronda quarteirão para ser realizado uma entrevista com eles ,tanto pela manhã como pela tarde.)


Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;


Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (folclóricas)
Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;

Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema da semana e para educação infantil trabalhar com fantoche de dedo(AS TRÊS TURMAS JUNTA) no dia da árvore fazer com os alunos um pic-nic.




CULMINÂNCIA PARA O FUNDAMENTAL(29/08/2009)Segue um roteiro com sugestões de tarefas para a realização da gincana( período da gincana -manhã.)

Caracterização das Equipes – pais e crianças devem ser separados em grupos por cores. Todos podem receber uma faixa de cabeça da cor de sua equipe.


Tarefa 1 – Criar e apresentar o "grito de guerra" da equipe – o melhor ganhará 10 pontos.


Tarefa 2 – A equipe que conseguir preparar um prato saboroso e criativo ganhará 50 pontos.


Tarefa 3 – O pai o filho (a) e a mãe que apresentar um número musical ou teatral (cantando, dançando ou dramatizando) caracterizado ganhará 10 pontos.


Tarefa 4 – A equipe que fizer o maior número de fuxicos em 3 minuto, ganhará 10 pontos.


Tarefa 5 – Corrida de Vassouras: Material Necessário: 1 cone ( para marcar o retorno ) e algumas vassouras, de preferência de palha. Cada equipe recebe 1 vassoura. Um dos alunos deverá sentar-se sobre a vassoura e segurar no cabo. O seu pai o puxará até dar a volta no cone e chegar à linha de partida (que também será a linha de chegada). Dê a largada para que inicie a corrida. Se algum, participante cair da vassoura, terá que voltar de onde caiu e seguir novamente. A dupla que chegar primeiro vence ganhando 10 pontos.


Tarefa 6 – A dupla (pai e filho) que fizer o melhor trabalho com material reciclado ganhará 10


Tarefa 7 – Amarrar bexigas coloridas nas pernas de pais e filhos e ao som de uma música dançante os participantes enquanto dançam tentarão estourar as bexigas dos demais. A equipe que sobreviver ganhará 10 pontos.


Tarefa 8 – Fantasia-se as crianças com chapéus, óculos, etc. Os pais com os olhos vendados terão que reconhecer quem é o seu filho. A equipe que tiver maior número de acertos ganhará 10 pontos.


Tarefa 9 – A equipe que apresentar uma dupla de palhaço mais engraçado ganhará 10 pontos.


Tarefa 10 – A equipe que os filhos melhor vestir os pais de mães e imitá-las chegando na escola ganhará 10 pontos.

CULMINÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Exposição de pinturas feita em lenços.( ENVOLVENDO A TURMA DO INFANTIL III E IV ) (28/08/2009)


INFANTIL V (EXPOSIÇÃO DE BRINQUEDOS FEITOS DE SUCATA)












OBS: AMIGO(A)S VISITANTES, AS IDEIAS AQUI PROPOSTAS FORAM RESGATADAS DE ALGUNS BLOGGERS QUE EU ESTIMO. O OBJETIVO DESSE PROJETO É TRABALHAR TODAS AS DATAS COMEMORATIVAS DO MÊS DE AGOSTO.

BJOSSS FRAN