
Sugestões de Dinâmicas 
- ÁRVORE das férias:
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina;
afixá-la no painel ou parede. 
Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada as férias
que será tratado durante a semana . 
Ex.: Como foi...?Cada criança receberá uma "folha da árvore" para
escrever o que quiser ou desenhar o que lhe der vontade.
Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore 
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante a semana para que 
haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.
- DA CONFUSÃO À ORDEM 
Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidadeda 
organização para o bom desempenho das atividades. 
O professor pode,a partir da fala das crianças, levantar algumas regras 
para aorganização em sala de aula.
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música
para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois
pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. 
As crianças perceberão como o caos é desagradável e 
como a ordem tem um sentido.
O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas
onde a organização é essencial.
- O LAGO DE LEITE
(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importânciada 
ação individual na contribuição com o todo.
O professor poderá falarum pouco sobre o trabalho na série, 
para que as crianças entendam aimportância do envolvimento de todos 
para a realização do mesmo).
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago 
diferentepara as pessoas do seu povoado.
Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos
residentes do local levassem apenas 1 copode leite; 
com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. 
O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte 
para ver o seu lago deleite. Mas, tal foi sua surpresa
no outro dia, quando viu o lago cheio
de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro
que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento:
"No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vainotar..."
Questionar com as crianças: 
Que valor faltou para que a idéia do reise completasse?
Após a discussão é interessante que os alunos
construam algo juntos, como por exemplo: 
o painel da sala. A sala podeser decorada com um recorte que, 
depois de picotado, forma váriaspessoas de mãos dadas, como uma corrente.
TÉCNICA DO ABRAÇO 
Participantes: Indeterminado (todos os que estiveremparticipando) 
Frase: "Quanta coisa cabe em um abraço.
"Objetivos:
 criar uma certa intimidade e aproximação com os colegas já que estão voltando de férias; •avaliar o sentimento de exclusão de quem está com o balão; 
• sentir que precisa da colaboração do outro para não ser "atingido" pelo balão.
Observação: 
ABRAÇO (do dicionário): demonstração de carinho, de amizade, acolhimento, 
ligação, fusão, união. 
ABRAÇAR: apertar com os braços, entrelaçar-se, ligar-se, unindo-se.
 (Deixar claro a importância de um abraço a quem
 precisa e entre o próprio grupo =UNIÃO).
OBS 2: levar bexigas e CD.Descrição: 
Abraçar o colega encostando o peito e contando até três para trocar de "par". 
Um participante fica de fora com um balão que deverá 
encostar no peito de alguém"disponível" que assumirá o
 seu lugar ficando com o balão.Para que não seja encostado o balão, 
o abraço deverá ser forte e bem próximo e a troca de pares 
deverá ser rápida.
EMPRESTANDO O LÁPIS 
Objetivo: 
 Mostrar a importância da partilha e a união entre as crianças.
Participantes: 
Todos os presentes no encontro 
Material:
 Lápis de cor e desenho impresso.
- Pedir para que as crianças tragam para o próximo encontro 
um lápis de cor.Importante: 
Cada criança deve trazer apenas um lápis.
 Se a professoraver que a criança trouxe a caixa com 
mais cores, pedir para que a criança escolha a cor que mais gosta.
- A professora deve trazer impresso em papel um desenho para as crianças colorirem. 
O ideal é uma folha para cada criança.
 Na folha deverá ter o mesmo desenho duas vezes.Descrição:
 Distribui-se uma folha para cada criança, pedindo que elas pintem 
apenas um desenho e com a lápis que trouxe. 
O desenho vai ficar com uma tonalidade apenas.
Quando as crianças terminarem o primeiro desenho, 
pede-se que inicie o segundo, mas agora elas não irão pintar 
somente com as cores que elas trouxeram e sim que emprestem
 o lápis do outro amigo para colorir o desenho, 
assim cada criança irá emprestar o lápis de um amigo para 
colorir e no final todos terão um trabalho colorido.
Conclusão: 
O primeiro desenho ficou com uma cor uniforme, 
com isso acabou ficando feio, esquisito. 
Mas quando eles emprestaram o lápis do amiguinho, 
o desenho ficou mais bonito, colorido.
Com isso deve-se mostrar a criança que elas precisam se
 unir e se ajudarem mutuamente,explica-se que quantas 
outras crianças pobres que não tem o que eles tem, 
por exemplo, brinquedos, comidas etc. Sendo assim, diante 
de nossas possibilidades, devemos dar um pouquinho daquilo que temos.



















