MENSAGENS PARA REFLETIR (PARTE 2)

A melhor e a pior comida do mundo
Há mais de dois mil anos, um rico mercador grego tinha um escravo chamado Esopo. Um escravo corcunda, feio, mas de sabedoria única no mundo. Certa vez, para provar as qualidades de seu escravo, o mercador ordenou:Toma, Esopo. Aqui está esta sacola de moedas. Corre ao mercado. Compra lá o que houver de melhor para um banquete. A melhor comida do mundo!
Pouco tempo depois, Esopo voltou do mercado e colocou sobre a mesa um prato coberto por fino pano de linho. O mercador levantou o paninho e ficou surpreso:Ah, língua? Nada como a boa língua que os pastores gregos sabem tão bem preparar. Mas por que escolheste exatamente a língua como a melhor comida do mundo?
O escravo de olhos baixos, explicou sua escolha:O que há de melhor do que a língua, senhor? A língua é que nos une a todos, quando falamos. Sem a língua não poderíamos nos entender. A língua é a chave das ciências, o órgão da verdade e da razão. Graças à língua é que se constroem as cidades, graças à língua podemos dizer o nosso amor. A língua é o órgão do carinho, da ternura, do amor, da compreensão. É a língua que torna eterno os versos dos grandes poetas, as idéias dos grandes escritores. Com a língua se ensina, se persuade, se instrui, se reza, se explica, se canta, se descreve, se elogia, se demonstra, se afirma. Com a língua dizemos "mãe", "querida" e "Deus". Com a língua dizemos "sim". Com a língua dizemos "eu te amo"! O que pode haver de melhor do que a língua, senhor?
O mercador levantou-se entusiasmado:Muito bem, Esopo! Realmente tu me trouxeste o que há de melhor. Toma agora esta outra sacola de moedas. Vai de novo ao mercado e traz o que houver de pior, pois quero ver a tua sabedoria.
Mais uma vez, depois de algum tempo, o escravo Esopo voltou do mercado trazendo um prato coberto por um pano. O mercador recebeu-o com um sorriso:Hum... já sei o que há de melhor. Vejamos agora o que há de pior...

A Pedra
...O distraído nela tropeçou...
O bruto a usou como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu
O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Já David matou Golias e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura.
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!
Não existe “pedra” no seu caminho que não possa ser aproveitada para seu próprio crescimento.
As duas floresCastro Alves
São duas flores unidasSão duas rosas nascidasTalvez do mesmo arrebol,Vivendo, no mesmo galho,Da mesma gota de orvalho,Do mesmo raio de sol.Unidas, bem como as penasdas duas asas pequenasDe um passarinho do céu...Como um casal de rolinhas,Como a tribo de andorinhasDa tarde no frouxo véu.Unidas, bem como os prantos,Que em parelha descem tantosDas profundezas do olhar...Como o suspiro e o desgosto,Como as covinhas do rosto,Como as estrelas do mar.Unidas... Ai quem puderaNuma eterna primaveraViver, qual vive esta flor.Juntar as rosas da vidaNa rama verde e florida,Na verde rama do amor!
As Três Árvores
Havia no alto da montanha 3 pequenas árvores que sonhavam com o que seriam depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas, disse: -Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada. A segunda, olhou para o riacho e suspirou : - Quero ser um grande navio para transportar Reis e Rainhas. A terceira árvore olhou para o vale disse: - Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em DEUS. Muitos anos se passaram e certo dia vieram três lenhadores pouco ecológicos e cortaram as três árvores. Todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam. Mas, lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos..... Que pena! A primeira árvore acabou sendo transformada num coxo de animais, coberto de feno. A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca carregando pessoas e peixes todos os dias. A terceira mesmo sonhando em ficar no alto da montanha acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num deposito. E todas as 3 se perguntaram, desiludidas e tristes: Para que isso? Mas, numa certa noite, cheia de luz e estrelas onde havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu neném recém-nascido naquele coxo de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo. A segunda, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco. Mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco, o homem se levantou e disse ao mar revolto: - “SOSSEGAI''E naquele momento, a segunda árvore entendeu que estava carregando o REI dos céus e da terra. Tempos mais tarde, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela, pois havia sido condenado a morte mesmo sendo inocente. Logo, sentiu-se horrível e cruel, mas no domingo o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de DEUS e de seu Filho Jesus Cristo, ao olharem para ela . As árvores tinham sonhos, mas suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábios do que haviam imaginado. Todos nós temos sonhos, planos e por vezes, eles não coincidem com os planos que DEUS tem para nós, e quase sempre somos surpreendidos com a sua generosidade e misericórdia. Por isso, é importante compreendermos que tudo vem de DEUS e cremos que podemos esperar NELE, pois NELE, pois ELE, como um pai amoroso, sabe o que é melhor para
HISTÓRIA DE AMOR

Era uma vez uma ilha onde moravam todos os sentimentos:
A ALEGRIA
A TRISTEZA
A VAIDADE
O AMOR
E OUTROS

Um dia, avisaram aos moradores desta ilha que ia ser inundada. Apavorado o AMOR cuidou para que todos os sentimentos se salvassem. Ele disse:
- Fujam, a ilha será inundada!
Todos correram e pegaram os barquinhos para irem até o morro bem alto. Só o AMOR não se apressou, ele queria ficar mais um pouco na ilha.
Quando estava quase afogando, correu para pedir ajuda.
Vinha vindo a RIQUEZA, e ele disse:
- RIQUEZA me leva com você?
- Não posso meu barco está cheio de prata e ouro, você não vai caber.
Passou então a VAIDADE, e ele disse:
- VAIDADE me lava com você?
- Não posso, você vai sujar meu barco.
Daí passou a TRISTEZA.
- TRISTEZA posso ir com você?
- Ah! AMOR, eu estou tão triste que preciso ir sozinha.
Passou a ALEGRIA, mas ela estava tão alegre que nem ouviu.
Já desesperado, e achando que ia ficar só, o AMOR começou a chorar.
Daí então passou um barquinho com um velhinho e falou:
- Sobe AMOR, eu te levo.
O AMOR ficou tão feliz que esqueceu de perguntar o nome do velhinho Chegando no morro alto, ele perguntou à SABEDORIA:
- SABEDORIA quem era o velhinho que me trouxe até aqui?
- O TEMPO.
- Mas porque só o tempo me trouxe até aqui?
- Porque só o TEMPO é capaz de entender um Grande AMOR.
Professor e Educador

Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada.
Uma turma de meninas de 12 anos que usavam batom todos os dias removendo o excesso beijando o espelho do banheiro.
O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom.
Um dia o diretor juntou um bando de meninas e o zelador no banheiro, explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam.
Depois de uma hora falando, pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho.
O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.
Numa mais apareceram marcas no espelho!
Há professores e há educadores...