Projeto Pererê

Ressaltando uma parte do nosso folclore...
Pererê é o único duende do folclore brasileiro.
Trata-se de um negrinho mágico, de uma perna só, que vive na floresta.
Inquieto e espirituoso. Pererê é o símbolo da nacionalidade brasileira,
já que sua lenda foi construída três etnias que fizeram a história brasileira:
o índio, o negro e o europeu.
Publicado na década de 60, o Pererê de Ziraldo se
transformou em uma criança normal, mas com todos os poderes mágicos de um duende.
Passou a ser o chefe de um grupo de amigos formado por um
índio, uma pantera, um coelho, uma tartaruga, um tatu, um macaco, e uma coruja, figuras inaugurais do folclore brasileiro.
JUSTIFICATIVA:
Neste mês de agosto, o projeto PERERÊ dar ênfase ao resgate das brincadeiras
populares brasileiras, à leitura de lendas para as crianças e aprendizado de novas cantigas de roda e parlendas.
Esse tipo de atividade, além de ajudar a manter viva a
cultura folclórica nacional,também auxilia as crianças sob diversos
aspectos, como as brincadeiras de roda, por exemplo,
que desenvolvem a expressão oral, a audição e o ritmo.
Enquanto rodam, elas se exercitam, trabalham o equilíbrio e
a coodenação motora.

DESENVOLVIMENTO:

1ºDIA

EM CIRCULO APRESENTAR A SACOLA SURPRESA "CANTAROLANDO MÚSICAS DE RODA."RETIRAR DE DENTRO DA SACOLA UM QUEBRA CABEÇA COM A IMAGEM DO SACI PARA QUE TODOS POSSAM MONTAR E LOGO DEPOIS COMENTAR SOBRE O PERSONAGEM CITANDO SUAS CARACTERISTICAS ABAIXO:

Saci-Pererê – Menino travesso que cria desordem por onde passa. Tem uma perna só, fuma cachimbo e usa um gorro vermelho na cabeça que lhe dá poderes mágicos, como aparecer e desaparecer quando e onde quiser. Adora fazer travessuras como soltar os animais dos currais, fazer tranças nas crinas dos cavalos e bagunça na cozinha.

Em seguida distribuir papel reciclado para que a turma ilustre uma paisagem usando a figura do saci.Deixar as crianças a vontade para soltar a imaginação.Fixar os desenhos no pátio da escola.

2ºDIA

ESPALHAR AS CRIANÇAS PELO PÁTIO E DISTRIBUIR CARTELAS COM OS NOMES COMUNS DO SACI.EM SEGUIDA PROPOR QUE CADA UM ESCOLHA UM NOME .REALIZAR ALGUMAS PERGUNTAS LEVANDO AS CRIANÇAS A PENSAREM E RECONHECEREM QUAL O PERSONAGEM NO QUAL ESTAMOS FALANDO EM SEGUIDA REALIZAR A BRINCADEIRA "CAÇA AO TESOURO"NO QUAL A CRIANÇA TERÁ QUE PROCURAR DENTRO DA SALA DE AULA PALAVRAS ESCONDIDAS PARA FORMAR A FRASE QUE MOSTRARÁ A TRAQUINAGEM QUE ELE APRONTOU. CADA CRIANÇA VAI CITAR ALGO QUE O SACI FEZ E ELES NÃO DEVEM FAZER.FINALIZAR ESSE MOMENTO COM DESENHOS LIVRES E AO FINAL DAS ILUSTRAÇÕES OUVIR DE CADA CRIANÇA O QUE SEU DESENHO REPRESENTA .

Nomes comuns: Saci-Cererê, Saci-Trique, Saçurá, Mati-taperê, Matiaperê, Matimpererê, Matintaperera, Capetinha da Mão Furada, etc.

3ºDIA
DURANTE A ACOLHIDA NO PÁTIO TRABALHAR COM
TODAS AS CRIANÇAS AS CANTIGAS DE RODA DEIXANDO ELAS A VONTADE PARA INTERAGIREM ENTRE ELAS.

CANTIGAS DE RODA:
Estas são algumas cantigas de roda características do folclore brasileiro. As crianças aprendem cantando, brincando de roda e desenvolvendo movimentos de acordo com o ritmo das músicas.
O Cravo e a Rosa
O Cravo brigou com a RosaDebaixo de uma sacadaO Cravo ficou feridoE a Rosa despedaçada
O Cravo ficou doenteA Rosa foi visitarO Cravo teve um desmaioE a Rosa pôs-se a chorar

Atirei o pau no gato
Atirei o pau no gato – to Mas o gato – to Não morreu – reu – reuDona Chica – caAdmirou-se – seCom o berroCom berroQue o gato deuMiau!

Escravos de Jó
Escravos de JóJogavam caxangáTira, botaDeixa o Zé Pereira fixarGuerreiros com guerreiros fazem zigue zigue za

Fui no Tororó
Fui no Tororó beber água, não acheiAchei bela morena Que no Tororó deixeiAproveita minha gente Que esta noite não é nadaQuem não dormir agoraDormirá de madrugadaOh, Mariazinha, Oh MariazinhaEntrará na roda Ou ficará sozinha
Sozinha eu não ficoNem hei de ficarPorque eu tenho meu amigo Para ser meu par
Tira, tira o seu pezinhoBota aqui no pé do meuE depois não vá dizer Que você se arrependeu.

Ciranda Cirandinha
Ciranda, cirandinhaVamos todos cirandarVamos dar a meia voltaVolta e meia vamos darO anel que tu me destesEra vidro e se quebrouO amor que tu me tinhasEra pouco e se acabou.


4ºDIA

TRAVA-LÍNGUAS/PARLENDAS

FORMAR GRUPOS E PEDIR QUE CADA CRIANÇA ESCOLHA UM ENVELOPE ,EM SEGUIDA SOLICITAR QUE ABRAM.(EM CADA ENVELOPE HAVERÁ UMA TRAVA-LÍNGUA E UMA PARLENDA)PROPOR QUE LEIAM E TROQUEM ENTRE SI.EXPLICAR AS CRIANÇAS A DIFERENÇA ENTRE TRAVA -LÍNGUA E PARLENDA .MONTAR COM CADA GRUPO UMA TRAVA-LÍNGUAE UMA PARLENDA ,LEVÁ-LOS PARA O PÁTIO PARA QUE CADA GRUPO APRESENTE O SEU TRABALHO.

São frases feitas pelo povo, para pregar peças e divertir. São como um desafio de pronúncia, para falar rapidamente sem se confundir, pois as sílabas são parecidas. Já fazem parte do folclore brasileiro e é uma das brincadeiras mais conhecidas. A seguir, alguns dos trava-línguas clássicos:

“Um ninho de mafagafos, Com cinco mafagafinhos, Quem desmafagafizar os mafagafos, Bom desmafagafizador será.”

“O Tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem, O Tempo respondeu pro tempo Que o tempo tem o tempo que o tempo tem.

O rato roeu a roupa do Rei de Roma A rainha, com raiva resolveu remendar.”

“O doce perguntou ao doce Qual é o doce mais doce que o doce de batata-doceO doce respondeu ao doce que o doce mais doce que o doce de batata-doce é o doce do doce de batata-doce.


O sabiá não sabia. Que o sábio sabia. Que o sabiá não sabia assobiar.”

PARLENDAS

As parlendas são frases que rimam, mas não têm melodia. Não são cantadas, e sim, declamadas em forma de texto, apenas para rimar de acordo com a acentuação. São frases divertidas, que, muitas vezes não seguem uma lógica. Eis algumas:
“Currupaco, paco, paco .A mulher do macaco.Ela pita, ela fuma.Ela toma tabaco.Debaixo do sovaco.
“Um, dois, feijão com arroz. Três, quatro, arroz no prato ,Cinco, seis, feijão pra nós três,Sete, oito, feijão com biscoito,Nove, dez, feijão com pastéis.
5ºDIA
DURANTE O RECREIO VIVÊNCIAR COM AS CRIANÇAS AS BRINCADEIRAS ANTIGAS.

MAMÃE, POSSO IR?!
Uma criança é escolhida para ser a mãe e as outras serão as filhas.De uma certa distância, as filhas vão dizer: “Mamãe, posso ir?”E a mãe: “Pode”Filhas: “Quantos passos?”A mãe: “Três passos de elefante”Daí, as crianças dão três passos bem grandes em direção à mãeOutra criança pergunta: “Mamãe, posso ir?”Mãe: “Pode”Filhas: “Quantos passos?”Mãe: “Dois passos de cabrito”E então, as crianças dão dois passos médios em direção à mãe.Mais uma criança pergunta: “Mamãe, posso ir?”Mãe: “Pode”Filhas: “Quantos passos?”Mãe: “Quatro passos de formiga”As filhas dão passos bem pequeninos em direção à mãe.A criança que mais se aproximar da mãe é a vencedora. Ela assume o seu lugar e a brincadeira recomeça.

TELEFONE SEM FIO
Os jogadores se organizam em roda ou em fila e o primeiro diz uma frase ao ouvido do parceiro ao lado. Cada participante deverá dizer a mesma frase bem baixinho para o colega seguinte e, o último deverá falar, em voz alta, o que ouviu. A mensagem, muitas vezes, chega completamente diferente do original!

BATATINHA FRITA
Um jogador fica de costas e os outros têm que ir andando enquanto ele diz “batatinha frita, um, dois três!” Se alguém estiver em movimento quando o líder virar, sai da brincadeira. Ganha quem chegar mais perto do líder.

ESTÁTUA
Uma criança fica como mestre e as outras ficam em círculo. É preciso ter um aparelho de som para brincar, pois o mestre ficará controlando. Quando ele abaixar o volume e gritar “estátua”, todos devem fazer uma pose e ficar parados. O líder vai tentar fazer caretas para atrapalhar e, quem se mexer primeiro sai da brincadeira e toma seu lugar.

CHICOTINHO QUEIMADO
Um participante irá esconder um objeto para que os outros o encontrem. Ele é o Chicotinho Queimado. Quando um jogador se aproximar do objeto o Chicotinho vai dando dicas: “Quente” se estiver perto do objeto, “frio” se estiver longe, “morno” se estiver se aproximando. Quem encontrar o objeto ganha .

CULMINÂNCIA

Roda da vivência utilizando o recurso da caixa surpresa ,no qual será retirado de dentro da caixa todos os assuntos trabalhados durante a semana em forma de desenho levando as crianças a narrarem o que elas aprenderam.Finalizar com a entrega de mimos(lembrancinhas)confeccionado durante a semana pelos alunos .