COMO ESCOLHER UMA ESCOLA...

JUSTIFICATIVA PARA ESSA POSTAGEM.

DURANTE ESSE 2ºSEMESTRE ALGUNS PAIS "MARINHEIROS DE PRIMEIRA VIAGEM" COMEÇAM A VISITAR ALGUMAS ESCOLAS PARA CONHECEREM O ESPAÇO E O AMBIENTE ESCOLAR, ESQUECENDO DE OBSERVAR DETALHES IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADOS DURANTE A DECISÃO DE ESCOLHER A SUPOSTA "ESCOLA IDEAL" .PENSANDO NESSA DIFICULDADE, REALIZEI UMA PESQUISA NA NET E ENCONTREI ALGUMAS DICAS QUE SEM DÚVIDA AJUDARÃO NESSE MOMENTO.

FRANCICA MARIA MONTEIRO

Como escolher a escola?
Como conduzir a Adaptação?

Talvez não sejam só os pais que escolham a escola.
A escola também escolhe seus alunos, suas famílias.
A escola ideal é esta:
a que vem de encontro com os valores /filosofia de cada estrutura familiar.
Por isto que pode ser boa para uns, nem tanto para outros.
No entanto, existem sim pontos principais a serem observados e questionados:
*Como acolhem a grandes e pequenos neste espaço;
*Estrutura, não precisa ser mega, pode ser simples, mas rica em desafios, organizada e limpa;
* Qual a qualificação da equipe de profissionais que nela atuam;
*Existe uma equipe de apoio:Coordenação pedagógica,psicopedagoga,nutricionista, fonoaudióloga, pediatra...
* E, principalmente, esta escola é Regulamentada?

Lembrando que existe o Sistema Municipal e o conselho Estadual de Educação;
* É preciso cuidar, educar e amar!!

Feita a escolha é tempo de adaptação!

E não existe criança que não se adapte.
A não ser que a escola ou a família- a sintonia entre ambas fracassar.
Pois, a criança, não fracassa!
Todos estão envolvidos neste processo e confiar é preciso!!
Trocar sentimentos.
A criança chega em seu primeiro dia com seus temores,
expectativas e desejos.
O descobrimento se transformará em prazer gradativamente,
entre novidades, acolhimento e formação dos primeiros vínculos
afetivos para fora do núcleo familiar-professores e colegas.
Sendo bastante positiva a ampliação destes vínculos para a
formação deste indivíduo como sujeito autônomo, explorador do mundo.
São as primeiras experiências sociais.
Os passos aqui dados serão a base de toda uma caminhada escolar.
É preciso solidez.Se algo estiver dando errado;
resistência para ir a escola,
apatia,
alterações alimentares e de sono,
choros ( lembrando que o choro nem sempre é negativo, pois é uma forma de linguagem)...
Os pais devem reunir-se com os professores e profissionais de
apoio e juntos construírem os melhores manejos.
Tendo sempre a certeza de que não existem receitas e sim um
respeito pelas diferenças e tempo de cada um.


Dia a dia do seu filho

1. Aspectos que os familiares podem verificar diretamente na creche ou na pré-escola
•A instituição tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Educação?
•O alvará sanitário está afixado em lugar visível?
•A instituição tem proposta pedagógica em forma de documento?
•Reuniões e entrevistas com familiares são realizadas em horários adequados à participação das famílias?
•Há reuniões com familiares pelo menos três vezes por ano?
•Os familiares recebem relatórios sobre as vivências, produções e aprendizagens pelo menos duas vezes ao ano?
•A instituição permite a entrada dos familiares em qualquer horário?
•Existe local adequado para receber os pais ou familiares? E para aleitamento materno?
•As professoras têm, no mínimo, a formação em nível médio, Magistério?
•Há no mínimo uma professora para cada agrupamento de:
• 6 a 8 crianças de 0 a 2 anos?
•15 crianças de 3 anos?
•20 crianças de 4 até 6 anos?
•As salas de atividades e demais ambientes internos e externos são agradáveis, limpos, ventilados e tranqüilos, com acústica que permite uma boa comunicação?
•O lixo é retirado diariamente dos ambientes internos e externos?
•A instituição protege todos os pontos potencialmente perigosos do prédio para garantir a circulação segura das crianças e evitar acidentes?
•A instituição tem procedimentos pré-estabelecidos que devem ser tomados em caso de acidentes?

2. O que os familiares podem verificar com a criança sobre o atendimento na educação infantil
• Pergunte qual é o nome das professoras e de outros funcionários,
•Pergunte o nome dos amiguinhos mais próximos.
•Pergunte à criança o que ela mais gostou de fazer naquele dia.
•Incentive à criança a contar e a narrar situações vividas na instituição:
•que músicas cantou ou ouviu;
• quais brincadeiras aconteceram;que pinturas, desenhos, esculturas ela fez;
•qual livro a professora leu;
•que história a professora contou;
•o que ela está aprendendo, entre outras.

3. O que os familiares podem observar diretamente na criança sobre o atendimento na educação infantil
• Observe o comportamento da criança quando ela chega na instituição (alegria, timidez ou choro).
•Observe diária e atentamente enquanto estiver conversando com a criança, seu olhar, seus gestos, sua fala suas reações podem ajudar a avaliar o estado físico e emocional.
•Observe as reações da criança ao ver seus colegas, isso pode demonstrar como está a relação com a turma.
•Observe as produções e o material que ela traz da instituição.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&