PROJETO:"QUE SOCIEDADE É ESSA?"


Justificativa
Partimos do interesse e necessidade dos educandos
para melhor entenderem o tipo de sociedade em que vivemos e
o que diferencia a nossa sociedade das outras existente
na natureza, como a sociedade de formigas.
Fazer com que os alunos percebam a organização,
colaboração e cooperativismo nas duas sociedades,
mostrar para os mesmos onde podemos vivenciar
e encaixar o projeto “Viver 5s”.

Objetivos
Conhecer a rotina daqueles responsáveis pelo progresso brasileiro,
e Promover o contato entre as duas sociedades. (Formigas X Humana)
Identificar as diferenças e semelhanças entre ambas.

Desenvolvimento
Abertura do projeto: 2 professoras
Uma professora se vestirá de formiga
( Roupa completa),
a outra se vestirá de uma pessoa que represente o Brasil
(Esportista ,político,etc).
Encenar a peça!!
Obs: Criar a peça em cima da história “ A cigarra e a formiga”.
Não esquecer que uma professora vestida de formiga
ficará recepcionando as crianças na entrada.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PARA SEREM REALIZADAS
***Educação Infantil e Ensino Fundamental I***

&&&&&&&&&&&&&
(1° Semana)
1°DIA:
Abertura do projeto no pátio.
***Educação Infantil e Ensino Fundamental ***

EDUCAÇÃO INFANTIL.
2°DIA:
Pintura (Ativ.dirigida)
3ºDIA:
Criando com massinha de modelar
4°DIA:
Riscando e Rabiscando com papel reciclado
5ºDIA:
Colagem (Ativ.dirigida)
As atividades devem ser trabalhadas explorando o tema
do projeto, anexadas no pátio.

FUNDAMENTAL I
2° DIA
- Pátio
Tomada de consciência abordando as semelhanças e
diferenças entre duas sociedades.
3°DIA
- Atividade em sala
Tomada de consciência através da assembléia 5s.
Em circulo, mostrar através de cartazes como as
formigas são organizadas e trabalham unidas em
prol delas mesmas “da sua sociedade”
e que elas aplicam os 5 sensos de forma equilibrada e eficaz.
Identificar os sensos praticados por eles.
Propor aos educandos que reflitam um pouco
sobre o dia “D”(Dia do Descarte - Um dos sensos
do programa 5s realizado na escola).
Levar os educandos do 2° ao 5° Ano, ressaltarem de forma
livre a opinião sobre o seguinte pensamento:
“A sociedade brasileira implanta em seu convívio
social a prática do programa 5s".
4° DIA:
Em sala propor aos educandos que em grupos de 4,
confeccionem um cartaz de comparação entre a sociedade
de formigas e a sociedade humana ressaltando os pontos positivos e
negativos, quais dos 5 sensos elas poderiam usar para
melhorar a sociedade. Expor no pátio.
Material para ser utilizado nos cartazes:
· Cartolina ou papel madeira reciclado
· Régua
· Canetinha
· Tesoura
· Cola
· Figuras( Revistas- jornais)
· Fita gomada
· Durex colorido
5° DIA:
Em equipe, confeccionar um recipiente para colocar o
formigueiro com os seguintes materiais
3 garrafas de refrigerante lisa sem cor
3 pedaços de mangueira
Algodão, água, folhas, flores, açúcar

&&&&&&&&&&&&
2° Semana
Objetivo:
Fazer com que os alunos percebam a organização,
colaboração e cooperativismo das duas sociedades,
transportando o aprendizado para o conhecimento.

EDUCAÇÃO INFANTIL
CADA PROFESSORA DEVE PREPARAR EM UMA CAIXA DE SAPATO COM FURINHOS UM PEQUENO FORMIGUEIRO (COM POUCAS FORMIGAS).
1° DIA:
Levar as crianças para observarem o
formigueiro em seguida mostrar
para as crianças as partes de uma formiga, explicar
para elas o tempo de vida das formigas
(usar figuras de tamanho grande e coloridas).
Ressaltar o perigo de brincar com as formigas.
2° DIA:
Trabalhar com os educandos apresentando uma plantinha ou
levá-los para fora da escola e mostrá-los como vivem
as formigas entre as plantas
(Ressaltar a primavera e o dia da árvore).
3° DIA:
Brincadeiras no pátio envolvendo dominó feito de caixinhas de fósforo
na quantidade suficiente para todas as crianças brincarem.
"Usar figuras de formigas ,de animais,de pessoas,
dos alimentos que elas se alimentam,etc”.
4° DIA:
Atividade realizada em sala usando plaquinhas ilustrativas
com os personagens do Smilinguido e sua turminha.
Contar uma história envolvendo os 5 sensos.
5° DIA:
Em circulo, apresenta fantoche de dedo “Luvinha falante”
representando em cada dedinho uma formiga e um personagem
da nossa história que venceu na vida por causa da autodisciplina.
Ex: Uma rainha , o presidente do Brasil, uma formiga operária,
um governador (ou político) e uma pessoa da sociedade.
Narrar de forma lúdica uma rápida historinha em seguida propor
que as crianças desenhem na folhinha do caderno o
que elas mais gostaram na história.
Obs: Preparar a folhinha do caderno com
figurinhas e colorir com canetinha.
ENSINO FUNDAMENTEL I
DURANTE ESSA SEMANA ENVOLVER O PROJETO DENTRO DE CADA DISCIPLINA.
EXEMPLO:
PORTUGUÊS -TRABALHAR COM PRODUÇÕES TEXTUAIS;
HISTÓRIA -TRABALHAR AS DATAS COMEMORATIVAS DO MÊS;
MATEMÁTICA - TRABALHAR O NÚMERO DE SENSOS,CLASSIFICANDO-OS E ETC.
&&&&&&&&&&&&
3° Semana
Objetivo:
Rever os sensos e trabalhar de forma
lúdica as sociedades em estudo.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalhar tópicos a cada dia
1ºDIA:
Trabalhar o senso de utilização envolvendo a sociedade de
formiga ressaltando a utilidade do trabalho de cada uma e
como a sociedade que vivemos poderia segui o
seu exemplo,usar o "Livro Gigante"
2ºDIA:
Trabalhar o senso de ordenação,envolvendo os números e a
ordenação de letras usando o tapetinho mágico.
3ºDIA:
Trabalhar o senso de limpeza mostrando como as formigas
se organizam e evitam sujar.
apresentar fichinhas com ilustrações de como
nós poderíamos agir no dia a dia.
4ºDIA :
Trabalhar o senso da saúde observando que
as formigas são insetos
perigosos e devemos evitá-las dentro de casa .
Utilizar o baú das surpresas para retirar tudo
que leva a formação de formigueiros.
Ex:Balas,bolos,doces,restinho de comidas.
Mostrar nas lancheiras os retinhos de lanches
que ficam e que as formigas adorariam comer,
propor a higienização individual de cada uma.
5ºDIA:
Trabalhar o senso da autodisciplina usando
apresentação de teatro de fantoches ressaltando todos os
sensos trabalhados durante a semana e
criando com eles um quadro dos valores do 5s.

ENSINO FUNDAMENTAL I
1ºDIA:
Trabalhar o conto “ A cigarra e a formiga” de forma partilhada,
trazer a história toda partilhada de casa para que os mesmos possam
interagir com a contação n o final propor
que eles criem uma produção textual
baseando-se no conto apresentado.
2ºDIA :
Apresentar para os educandos, matérias de jornais
ou revistas, reportagens que abordem o que está
acontecendo no senado, explanar quem é o
Presidente do senado (José Sarney)Montar com
as crianças algumas reportagens
relatando pontos positivos envolvendo o senado.
3ºDIA:
Realizar jogo da memória com os educandos .
Pode ser utilizado cartas ilustrada ou fichinhas
contendo peruntas e outra ficha com a resposta.
4ºDIA:
Montagem do livros"A SOCIEDADE QUE QUEREMOS"
5ºDIA:
Continuação da montagem do livro e ilustração final.

&&&&&&&&&&&&&
4ºSemana
OBJETIVO:
LEVAR OS EDUCANDOS A APRESENTAREM
E DESENVOLVEREM OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS
DURANTE AS ATIVIDADES REALIZADAS E SE
SOCIALIZAREM COM OS DEMAIS ALUNOS .

EDUCAÇÃO INFANTIL
Semana livre para cada professora preparar de forma
criativa a sua apresentação para a culminância do projeto.
Temas de músicas:
Imitando os animais(XUXA);
A cigarra e a formiga(ELIANA);
O elefante e a formiga(ELIANA);
Sacudí,sacudí(ELIANA);
Um mundo ideal(ELIANA & ALEXANDRE PIRES).
Temas para peças:
A cigarra e a formiga;
Vida de inseto;
Hino da independência ilustrado ou caracterizado.
Coral de música .
Dramatizações envolvendo os sensos
(Tudo começou nas cavernas) etc.

ENSINO FUNDAMENTAL I
1°DIA:
1° Momento
Apresentar as organizações das formigas e
humana através de placas fixada no quadro.
Em seguida trabalhar a função dos membros de cada organização.
Ex: Rainha – tem a função de...
Presidente da República – tem a função de...
2° Momento
Em cada sala retirar duas crianças para se candidatarem a auditores-kids.
Com turma organizar material para a campanha, discursos, propagandas para serem fixados.
Entregar a cada educando uma numeração.
Explicar para toda turma que o processo de votação que nós iremos utilizar será o das cédulas(explanar o que significa cédula) .
2°DIA:
3° Momento
Apresentação de cada dupla de candidato.
“Preparar para este momento, bandeiras, instrumentos musicais, santinhos etc”.
Cada candidato deve apresentar a sua proposta aos seus eleitores e uma música eleitoral envolvendo o seu nome.
4° Momento
Será reservado um horário para cada dupla de candidato fazer sua propaganda nas salas.
3°DIA:
5° Momento
Debate entre as duplas candidatas para defesa da sua campanha.
6° Momento
Durante cada Recreio, ou seja, a cada dia uma dupla de candidatos realizará um comício no pátio com direito a 15 minutos.
4°DIA:
7° Momento
Confeccionará títulos de eleitores para serem entregues aos educandos durante a saída e montar a cédula de votação para o dia da votação.
8° Momento
Escolher de cada sala um educando para ser mesário.
Explanar e preparar cada educando.
5°DIA:
9° Momento
Dia “D”, Dia da Votação.
“Projeto Viver 5s”.
10° Momento
Resultado (Na saída).

***FRANCISCA MARIA MONTEIRO DA SILVA ***