PLANO DE AULA PARA EDUC.INFANTIL.

CONTEÚDO
Motricidade Fina
OBJETIVOS GERAIS
Estimular a criança a:
· Manter o chocalho seguro nas mãos;
· Tentar alcançar objetos.
OBJETOS ESPECÍFICOS
· Segurar um chocalho nas mãos, movimentá-lo, produzir som e olhar para ele;
· Tentar alcançar um objeto pendurado à sua frente, deitada de costas;
· Integração dos aspectos curriculares;
· Desenvolvendo o tônus muscular e a preensão;
· Desenvolvendo a coordenação oculomanual, a visão e a audição,
que são fatores estimulantes para essa atividade.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
· Segurar um objeto com as mãos, fixando o olhar.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
As atividades propostas no material do aluno abrangem:
· O reconhecimento das quantidades (mais e menos);
· O reconhecimento dos sons produzidos por animais;
· A percepção de sons altos.
&&&&&&&&&&
CONTEÚDO
Adaptativo- Social
OBJETIVOS GERAIS
Estimular a criança a:
· Sorrir socialmente;
·Vocalizar ao escutar gracejos de quem conversa com ela.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
· Responder com sorriso espontâneo a quem fala com ela.
· Vocalizar ao escutar gracejos de quem conversa com ela.
INTEGRAÇÃO DOS ASPECTOS CURRICULARES
· Desenvolvendo a área visual e auditiva percebendo quem brinca com ela;
· Propiciando melhor interação da criança com a mãe ou com

quem a atende; demonstrando que reconhece a pessoa que brinca com ela.
· Desenvolvendo a coordenação de movimentos dos órgãos
fonoarticuladores na emissão da vocalização.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
· Sorrir quando acariciada e estimulada pelo professor.
· Vocalizar alguns sons quando estimulada:
· na hora da alimentação;
· na hora da troca de roupa;
· na hora do banho.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR:
As atividades propostas no material do aluno abrangem:
· A identificação de partes de um todo;
· A reprodução de partes de um desenho;
· A imitação de movimentos;
· O reconhecimento de expressões faciais (tristeza, medo e alegria).
&&&&&&&&&&
CONTEÚDO
Motricidade ampla
OBJETIVOS GERAIS
Estimular a criança a:
· Agarrar os pés;
· Rolar;
· Sentar, apoiando-se com as mãos ou com um suporte;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· De costas, elevar os pés em extensão e agarrá-los com as mãos, brincando com eles.
· Rolar o corpo da posição de costas para a posição de bruços.
· Sentada, manter o corpo ereto, apoiando-se nas mãos,
com as pernas separadas em extensão.
· Com ajuda ou suporte, manter-se sentada, durante alguns minutos.
INTEGRAÇÃO DOS ASPECTOS CURRICULARES
· Desenvolvendo o tônus muscular e a reação de equilíbrio n
tentativas de manter-se sentada.
· Brincar com seu corpo, rolando e pegando os pés.
· Explorando com mais avidez o meio que a cerca ao rolar e ao adquirir
a postura de sentar, ampliando seu campo visual, tátil e auditivo.
· Desenvolvendo a percepção de si mesma como ser
diferenciado da mãe e do meio que a cerca.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
· Virar a cabeça da criança para um dos lados e depois
para outro, estimulada por fonte sonora.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
As atividades propostas no material de apoio do aluno abrangem:
· A repetição de quadrinhos;
· A utilização de papeis rasgados;
· A identificação de partes do corpo, a partir da música;
· O reconhecimento de partes do corpo, partindo de uma referência.
&&&&&&&&&&
CONTEÚDO
Cognitivo e
Linguagem
OBJETIVOS GERAIS
Estimular a criança a:
Executar ordens simples, dadas em linguagem formal;
· Obedecer a palavras inibitórias;
· Identificar palavras que exprimam ações, demonstrando o que elas significam.
OBJETOS ESPECÍFICOS
· Cumprir ordens, tais como abrir, fechar, dar, etc.,
identificando as ações que elas representam.
· Respeitar palavras como: não faça, pare e acabou.
· Imitar atitudes, tais como palminhas, adeus, beijo, mostrar os olhos
a boca, o cabelo, iniciando o trabalho de esquema corporal.
INTEGRAÇÃO DOS ASPECTOS CRRICULARES
· Desenvolvendo a noção de limites e respeitando palavras inibitórias como “não”
Começando a executar adeus simples.
· Procurando participar do grupo familiar e reagindo frente
à outra criança pela posse de brinquedos.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
· Entender gestos simples, respondendo a: adeus, venha cá, pegue a... etc.
· Utilizar palavras que exprimam ações.
· Utilizar palavras inibitórias.
· Imitar atitudes.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
As atividades propostas no material do aluno abrangem:
· A assimilação de conceitos de: aberto e fechado;
· A assimilação de conceitos: em cima de e embaixo de.
&&&&&&&&&&
CONTEÚDO
Motricidade ampla
OBJETIVOS GERAIS
Estimular a criança a:
· Levantar-se do chão, sem auxílio;
· Andar de velocípede;
· Alcançar brinquedos, trepando em obstáculos;
· Brincar com areia e massa de modelagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Levantar-se do chão sem ajuda, estando de joelhos.
· Subir e descer escadas, um degrau de cada vez, apoiando-se no corrimão.
· Andar de velocípede em círculos, mesmo que com alguma dificuldade.
· Correr sem cair, demonstrando bom equilíbrio.
· Subir na cadeira para alcançar um objeto.
· Brincar na areia, fazendo bolinhos, ou com massa de modelar,
fazendo rolinhos, furando, etc.
INTEGRAÇÃO DOS ASPECTOS CURRICULARES
· Desenvolvendo o equilíbrio e a postura nas atividades psicomotoras.
· Desenvolvendo ritmo e orientação espaço-temporal nos exercícios
psicomotores simples.
· Desenvolvendo a relação com outras crianças no jogo

paralelo e ampliando sua independência.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
· Levantar sem auxílio, quando estimulada.
· Subir e descer escadas, segurando no corrimão.
· Andar de velocípede.
· Alcançar brinquedos, trepando em obstáculos.
· Brincar com areia e massa para modelar.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
As atividades propostas no material do aluno abrangem:
· A repetição de versos com auxílio do professor;
· A coordenação viso-mot
ora;
· A identificação de determinados lugares.
*&&&&&&&&&&*