PROJETO 5S´S DE LEITURA


Objetivo:
Criar um momento especial dentro do programa 5s´s
despertando nas crianças o interesse e o hábito de ler
baseando-se na aplicação dos cincos sensos.
Justificativa:
Penso que, de tudo o que as escolas podem fazer com as crianças,
não há nada de maior que o ensino da leitura.
Baseando-se na importância da leitura , do aprender a
transformar símbolos gráficos em palavras é preciso desenvolver o
hábito de ler e de ter prazer com as descobertas .
Esse Projeto de Leitura tem a finalidade de colocar as crianças da
escola dentro de um processo que as leve a adquirirem o hábito de
ler usando as regras dos sensos do programa 5S´S.
Então, cabe ao educador promover este papel de incentivar esse hábito e
usar todas e qualquer ferramentas possíveis.
Buscando para nossas crianças um futuro com muita leitura,
desejamos que nossos pequenos coloquem em seu dia a dia a prática do 5s´s ,
levando-os a verem como esse programa pode ajudar em
qualquer aspecto ou processo da vida.
Procedimentos:
A proposta do projeto é ressaltar o projeto fixo e explorar a
leitura assim acrescentando mais momentos destinados a novas descobertas,
levando os educadores organizarem materiais e métodos
que envolvam a leitura através dos cincos sensos.
Cada Educador também ficará responsável em explorar o
assunto com a sua turma, para sintetizar os encantos e desencantos do tema,
após o encontro, utilizando-se de recursos como:
desenhos, questionamentos, recontar a história coletivamente, dramatizar...
Assim são levados a fazer reflexões.
ETAPAS PARA SEREM TRABALHADAS:
SENSO DE UTILIZAÇÃO.
MOSTRAR PARA ELAS O QUE SERÁ USADO PARA A DESCOBERTA DA
LEITURA OU SEJA, O MATERIAL A SER TRABALHADO.
EX: LIVROS VELHOS PARA RECORTE,
PAPEL PARA RASCUNHO OU RECICLADO,
SOBRAS DE E.V.A,
COLA ,
TESOURAS,
FIGURAS,ETC.
(O professor deve ressaltar qual o senso ele estar
trabalhando naquele momento e envolver a turma em
novas descobertas de com usar mais esse senso ).
SENSO DE ORDENAÇÃO.
DE FORMA LÚDICA CRIAR COM OS PEQUENINOS UM
QUADRO DE ORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES DA SEMANA .
EM SEGUIDA APRESENTAR ALGUMAS PLACAS CONTENDO PALAVRAS
E PROPOR QUE COM O USO DO ALFABETO MÓVEL
ORDENEM AS LETRAS PARA FORMAR A PALAVRA EM DESTAQUE NA PLACA .
É POSSÍVEL TRABALHAR A ORDENAÇÃO DO ALFABETO ,
DAS VOGAIS ,
DAS SÍLABAS ,
DE FRASES E MONTAGENS DE TEXTOS .
AO TERMINAR CADA ATIVIDADE A PROFESSORA DEVE PROPOR A ORDENAÇÃO DE TODO MATERIAL USADO.
SENSO DE LIMPEZA .
CADA EDUCANDO DEVE SER AUXILIADO A DESCARTAR
TUDO QUE VAI PARA O LIXO OU SEJA TUDO AQUILO QUE NÃO TEM UTILIDADE.
EX:RESTO DE PAPEL PICADO,
SOBRAS DAS FOLHAS DE REVISTAS RECORTADAS E
PLACAS COM PALAVRINHAS ESCRITAS ERRADAS QUE NÃO TERÃO UTILIDADES .
NESTE MOMENTO É POSSÍVEL TRABALHAR ESSE SENSO DURANTE
A CORREÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS.
EX:AS ORDENAÇÕES DE LETRAS OU PALAVRAS ESCRITAS ERRADAS
PODEM SEREM DESCARTADAS PELAS AS CORRETAS(A PROFESSORA
DEVE RESSALTAR ESSE SENSO)”VAMOS LIMPAR OU ELIMINAR A PALAVRINHA ERRADA E ESCREVÉ-LA CORRETAMENTE”.
SENSO DE HIGIÊNE
LEVAR OS PEQUENINOS A CRIAREM CONDIÇÕES FAVORÁVEIS DE
HIGIÊNE MENTAL, TRABALHANDO COM A MÚSICA E MOVIMENTANDO O CORPO.
EX: SE A ATIVIDADE DE LEITURA É DE UM DETERMINADO
CONTO INFANTIL, NO FINAL DE CADA ESTUDO OU
APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA, CANTAROLAR MUSIQUINHAS DE RODA
ENVOLVENDO A HISTÓRIA E INTERAGINDO COM OS ALUNOS.
PROPOR ATIVIDADE ILUSTRATIVA LIVRE EM SEGUIDA
TRABALHAR COM O BÁU ENCANTADO DEIXANDO OS PEQUENINOS
INTERPRETAREM O CONTO DE FORMA ESPONTÂNEA.
SENSO DE ORDEM MANTIDA OU AUTODISCIPLINA.
Esse senso pode ser trabalhado da seguinte forma:
Marcar um determinado horário, de preferência no final da aula (15 minutos antes) .
Com o passa do tempo esse momento será mantido e cobrado por toda a turma .
Outra atividade a ser montada pelos alunos e com o auxilio do educador é o "Dicionário autodisciplinar das palavras descobertas" onde eles
exercitarão a escrita e a leitura das palavras em seguida eles
poderão ilustrar e colorir de forma livre .
O papel do educador nesse momento é de sempre ressaltar com ênfase
qual o senso estar sendo trabalhado na realização de cada atividade.

CULMINÂNCIA :
ASSEMBLÉIA DO PROJETO
OBJETIVO:VERIFICAR O NIVEL DE LEITURA E QUAL DOS SENSOS FORAM TRABALHADOS EM CADA PROCESSO DO PROJETO.
PROCEDIMENTO:
ESCOLHER UM DETERMINADO LUGAR(SALA DE APÓIO,SALA DE MULTIMEIOS OU O PÁTIO) PARA REALIZAR A ASSEMBLÉIA DO PROJETO. CONVIDAR UMA PESSOA DO GRUPO GESTOR PARA PARTICIPAR APENAS COMO OUVINTE. É IMPORTANTE QUE A CADA MOMENTO SEJA TRABALHADO APENAS COM DUAS TURMAS, ASSIM DANDO OPORTUNIDADE PARA TODOS PARTICIPAREM DO CÍRCULO DE DISCUSSÂO.


ALGUMAS ATIVIDADES QUE PODERÃO SER
TRABALHADAS DURANTE O PROJETO

DURAÇÃO:TEMPO INDETERMINADO
&&&&&&&&
Jogo:
Corrida das palavras
Categoria: Cooperação, Trabalho em Equipe
Local de Desenvolvimento: Sala de aula ou ao ar livre
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Palitos de Fósforos
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Reflexos,
Cooperação,
Trabalho em grupo,
Habilidade manual,
Concentração.
Senso trabalhado:Utilização
Formação:
Crianças ficam à vontade, no ambiente ou sala.
Desenvolvimento:
O educador designará dois alunos que farão o papel de chefe.
Os participantes sob o comando dos dois chefes, dividem-se em duas fileiras iguais,
dispostas em frente uma da outra.
Cada chefe tomando posição numa das extremidades
deverá segurar numa das mãos 10 sílabas .
Ao sinal de início, passa-as para seu vizinho, que deverá construir palavrinhas toda vez que as sílabas forem passadas deve ser montadas novas palavrinhas sem repetições de palavras e o número de jogador diminui ao se repetir
palavras com a saída de quem montou a palavra que já existia.

constituindo o jogo em passar todos as sílabas e formar maior número de palavras de criança a criança até chegar à última da fila, Variante: Podemos usar tampinhas de garrafas com as sílabas coladas dentro, etc. O aumento do nível de dificuldade dá-se com a solicitação de montar frases ou palavras com sílabas complexas.
&&&&&&&&
Nome do jogo
: Profissões
Categoria: Criatividade, Lógica
Local de Desenvolvimento: Sala de aula
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Bolinha de espuma, Lenço, ou Bola de meia
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, Atenção, Linguagem, etc.
Senso trabalhado:Autodisciplina
Formação: Grupos de crianças sentadas na melhor disposição que a sala ou ambiente permitir. Desenvolvimento:
O Orientador dará início atirando uma bolinha de espuma, ou de pano, a qualquer um dos presentes. Este, ao apanhar o objeto, deverá citar uma profissão, arremessando-o logo a um outro, que dirá um objeto dessa mesma profissão, e então devolve o objeto ao orientador. Este o passará a outro jogador, que citará nova profissão, e assim sucessivamente. Poder-se-á também fazer com que os dois primeiros jogadores enunciem objetos da mesma profissão e um terceiro diga qual é ela. Serão vitoriosos os que ficarem no grupo até o fim do jogo.
Falta: Serão eliminados os que não fizerem a citação no tempo previsto.

&&&&&&&&

Nome do jogo: Quem está Faltando?
Categoria: Diversas
Local de Desenvolvimento: Sala de aula
Idade: 5 anos e acima
Material necessário:Papel e canetinha
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória associativa, Memória visual, Atenção, etc.
Senso trabalhado:Higiêne mental
Formação: Em um círculo de cadeiras, as crianças ficam sentadas e uma é escolhida para adivinhar.
Desenvolvimento:
O educador escolhe uma criança para ser o adivinhador,o escolhido olha bem para os colegas e, depois, esconde os olhos com as mãos ou com uma venda. Uma das crianças sai da sala ou se esconde atrás da mesa do educador.
Depois que estiver bem escondida, o adivinhador olha para a cadeira vazia e para as demais crianças, procurando lembrar daquela que falta, ao lembrar escreve o nome da criança no papel e apresenta a turma. Se acertar, deve escolher outra para ficar no seu lugar de adivinhador, se não acerta, continua como adivinhador e é feita outra tentativa. Variante: Este jogo pode ser realizado com objetos. Um deles é retirado para a criança adivinhar o que falta.

&&&&&&&&
Nome do jogo:
Jogo do Anão
Categoria: Diversas
Local de Desenvolvimento: Sala de aula ou salão
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Quadro negro e cartões numerados
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória visual, Atenção,
Senso trabalhado: Organização
Socialização do grupo
Os alunos deverão ficar à vontade no local ou sala.
Desenvolvimento:
Prendem-se os cartões com palavras escritas, por exemplo de 1 a 30 palavras , no quadro ou na parede. Pode ser também cartões ilustrados.
Enquanto os alunos fecham os olhos, um aluno, o Anão, muda a posição de dois ou mais cartões. Os alunos lerão a nova frase e depois dirão quais os cartões que foram trocados, e um deles irá colocá-los outra vez em ordem,em seguida todos lerão a frase antiga.As frases devem serem montadas e desmontadas a cada mexida de palavras de lugar e toda a turma deve participar.