QUE LETRA EU USO?

A criança precisa de ter noção do próprio corpo, do mundo que a cerca para entender a folha do caderno,a letra que ela irá traçar.

Falando em letra, qual tipo é adequado à alfabetização.
A letra bastão ou de fôrma maiúscula, cujas formas são mais simples,
oferecem maior facilidade no traçado de crianças menores que ainda não desenvolveram a coordenação motora fina para a escrita.

É mais indicada para letrar os alunos porque aparece em:

embalagens,
livros,
teclas do computador,
jornais,
revistas,
ônibus,
placas de rua,
cartazes e em muitos outros lugares.
É parte da vida cotidiana da criança e é reconhecida facilmente.
A bastão é mais lenta do que a cursiva pelo
movimento de se tirar o lápis do papel repetidas vezes.
A criança pode ter dificuldades em passar para a cursiva depois.
A letra cursiva tem o traçado mais difícil e aparece só em :
bilhetes,
cartas,
nos cadernos dos colegas ou no quadro usada pela professora.
Ajuda a criança a distinguir palavras reconhecendo-as separadas.
É mais rápida pois o traço é contínuo.
Quem a aprende tem mais facilidade para traçar a letra bastão,
porém pode atrasar o ensino da escrita e da leitura,
por exigir mais das crianças.
Como podem observar os dois tipos de letra trazem benefícios e dificuldades.
Há professores que usam uma ou outra e os que usam as duas juntas.
Em uma turma de sete anos é aconselhável usar as duas,
a bastão para ler e a cursiva para escrever,
mas na turma de seis anos é favorável ao uso da letra bastão.
No segundo semestre, quando os alunos já estão quase ou totalmente alfabetizados usar o caderno de caligrafia e transpor
a escrita da letra bastão para a cursiva.
Durante o primeiro semestre a letra cursiva pode ser dada de
diversas formas, mas não precisa ser cobrada.
A criança poderá associar e entender melhor a utilidade
da escrita com a letra bastão, já que essa aparece em diversos lugares
e têm funcionabilidade maior e mais comum para sua vida.
Importante ressaltar que é normal a confusão entre os
dois tipos de traçado quando a criança se acostuma
com uma ou outra forma de escrever.
A paciência e o incentivo são instrumentos poderosos
o tempo todo, pois é normal da idade o não querer errar e
a insegurança é uma constante.
É bom colocar cartazes com todos os tipos de letra associados a desenhos,
com palavras geradoras e sílabas provenientes
dessas palavras, acima do quadro.
Não é necessário esconder a letra dos alunos.
Pelo contrário.
Não trabalhar com a cursiva no início não significa
negar a sua existência.
Normalmente em atividades que envolvam o traçado
dessas letras as crianças fazem associações sozinhas...
"Tia, essa é a a letra A do avião!"
Deixe a criança à vontade, diga que está certa,
mas só se aprofunde no assunto se meta for o
começo da mudança do uso de letra,questione quem tem
a letra no nome, peça que tragam rótulos de casa onde
a letra aparece, dentre outras atividades.
Caso contrário não incentive a continuação da conversa.
Conheça a turma antes, verifique o nível de desenvolvimento
que as crianças já possuem e quais as habilidades
que elas já desenvolveram.
Lembre-se sempre de que NÃO EXISTE REGRA.
Tudo depende da turma com a qual você está trabalhando.
Considerar seus alunos é caminho certo em direção ao sucesso.
Feliz aquele que transfere o que sabe...
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