A LEITURA PARA CRIANÇAS...

O Que as Crianças Aprendem
com os Livros Ilustrados?
Todas as Pesquisas mostram que a leitura para a criança
é simples mais importante, que os pais podem fazer quando se
pretende prepará-las para obter êxito em sua futura carreira acadêmica.
A leitura em alto o bom tom, ajuda as crianças e entenderem o objetivo da
palavra impressa e a construir seu vocabulário.
A leitura também prepara a criança para reconhecer e
entender as novas palavras, porque ela agora vai saber o que elas significam.
Livros de pinturas e gravuras ajudam a criança a se familiarizar com esse processo.
É importante lembrar que estes livros, além de poucas páginas,
devem ter ilustrações grandes, coloridas e pouco texto.
Dicas para Atividades:
0 a 3 anos
Pegue algumas marionetes ou então faça suas próprias
usando meias velhas, cola e restos de tecido.
Deixe a criança representar uma cena simples ou conversação na história.
Dê a ela autonomia total na representação do seu papel,
mas ajude-a a usar linguagem e expressões corretas,
fazendo perguntas simples tais como,
"Por que você está apontando para cima?"
Coloque o livro sobre uma mesa e improvise um jogo da memória.
Peça para ela olhar uma ilustração e então para fechar seus olhos.
Pergunte então de quantos objetos ou cores da ilustração ela é capaz de lembrar.
Acima de 3 anos e 4 anos
Brinque com ela de "Quem sou eu?".
Primeiro leia um livro.
Depois, crie um enigma baseado nos objetos e personagens do livro.
Por exemplo, imagine que exista no conto um personagem com
características como estas que você passaria para ela;
"Eu sou um menino. Eu gosto de ajudar as pessoas.
Tenho o cabelo ruivo e uma camisa vermelha.
Quem sou eu?" Depois de apresentar alguns enigmas,
peça para seu filho criar alguns ele mesmo.
À medida que você lê a história com seu filho, escolha um objeto ou
pessoa que aparece com freqüência ao longo da trama,
e peça que fique prestando a atenção a estes detalhes durante todo o tempo.
Peça para ele depois imaginar como a história seria diferente
se estes objetos ou pessoas não estivessam no conto.
5 e 6 anos
Crie seu próprio livro de gravuras com as cenas de uma recente
viagem de férias, festa de aniversário ou passeio na praia.
Pergunte então a sua criança o que o livro significa.
Juntos selecione fotografias para ilustrar melhor a história.
Peça a sua criança para lhe dizer o que cada página do livro faz
ela sentir quando a vê e porquê.
Peça a ela para refletir e analisar como as cores, os personagens,
o enrêdo, a sequência, ou outros elementos ajudam
no rumo que a história toma.