COMO ESCOLHER UMA ESCOLA...

JUSTIFICATIVA PARA ESSA POSTAGEM.

DURANTE ESSE 2ºSEMESTRE ALGUNS PAIS "MARINHEIROS DE PRIMEIRA VIAGEM" COMEÇAM A VISITAR ALGUMAS ESCOLAS PARA CONHECEREM O ESPAÇO E O AMBIENTE ESCOLAR, ESQUECENDO DE OBSERVAR DETALHES IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADOS DURANTE A DECISÃO DE ESCOLHER A SUPOSTA "ESCOLA IDEAL" .PENSANDO NESSA DIFICULDADE, REALIZEI UMA PESQUISA NA NET E ENCONTREI ALGUMAS DICAS QUE SEM DÚVIDA AJUDARÃO NESSE MOMENTO.

FRANCICA MARIA MONTEIRO

Como escolher a escola?
Como conduzir a Adaptação?

Talvez não sejam só os pais que escolham a escola.
A escola também escolhe seus alunos, suas famílias.
A escola ideal é esta:
a que vem de encontro com os valores /filosofia de cada estrutura familiar.
Por isto que pode ser boa para uns, nem tanto para outros.
No entanto, existem sim pontos principais a serem observados e questionados:
*Como acolhem a grandes e pequenos neste espaço;
*Estrutura, não precisa ser mega, pode ser simples, mas rica em desafios, organizada e limpa;
* Qual a qualificação da equipe de profissionais que nela atuam;
*Existe uma equipe de apoio:Coordenação pedagógica,psicopedagoga,nutricionista, fonoaudióloga, pediatra...
* E, principalmente, esta escola é Regulamentada?

Lembrando que existe o Sistema Municipal e o conselho Estadual de Educação;
* É preciso cuidar, educar e amar!!

Feita a escolha é tempo de adaptação!

E não existe criança que não se adapte.
A não ser que a escola ou a família- a sintonia entre ambas fracassar.
Pois, a criança, não fracassa!
Todos estão envolvidos neste processo e confiar é preciso!!
Trocar sentimentos.
A criança chega em seu primeiro dia com seus temores,
expectativas e desejos.
O descobrimento se transformará em prazer gradativamente,
entre novidades, acolhimento e formação dos primeiros vínculos
afetivos para fora do núcleo familiar-professores e colegas.
Sendo bastante positiva a ampliação destes vínculos para a
formação deste indivíduo como sujeito autônomo, explorador do mundo.
São as primeiras experiências sociais.
Os passos aqui dados serão a base de toda uma caminhada escolar.
É preciso solidez.Se algo estiver dando errado;
resistência para ir a escola,
apatia,
alterações alimentares e de sono,
choros ( lembrando que o choro nem sempre é negativo, pois é uma forma de linguagem)...
Os pais devem reunir-se com os professores e profissionais de
apoio e juntos construírem os melhores manejos.
Tendo sempre a certeza de que não existem receitas e sim um
respeito pelas diferenças e tempo de cada um.


Dia a dia do seu filho

1. Aspectos que os familiares podem verificar diretamente na creche ou na pré-escola
•A instituição tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Educação?
•O alvará sanitário está afixado em lugar visível?
•A instituição tem proposta pedagógica em forma de documento?
•Reuniões e entrevistas com familiares são realizadas em horários adequados à participação das famílias?
•Há reuniões com familiares pelo menos três vezes por ano?
•Os familiares recebem relatórios sobre as vivências, produções e aprendizagens pelo menos duas vezes ao ano?
•A instituição permite a entrada dos familiares em qualquer horário?
•Existe local adequado para receber os pais ou familiares? E para aleitamento materno?
•As professoras têm, no mínimo, a formação em nível médio, Magistério?
•Há no mínimo uma professora para cada agrupamento de:
• 6 a 8 crianças de 0 a 2 anos?
•15 crianças de 3 anos?
•20 crianças de 4 até 6 anos?
•As salas de atividades e demais ambientes internos e externos são agradáveis, limpos, ventilados e tranqüilos, com acústica que permite uma boa comunicação?
•O lixo é retirado diariamente dos ambientes internos e externos?
•A instituição protege todos os pontos potencialmente perigosos do prédio para garantir a circulação segura das crianças e evitar acidentes?
•A instituição tem procedimentos pré-estabelecidos que devem ser tomados em caso de acidentes?

2. O que os familiares podem verificar com a criança sobre o atendimento na educação infantil
• Pergunte qual é o nome das professoras e de outros funcionários,
•Pergunte o nome dos amiguinhos mais próximos.
•Pergunte à criança o que ela mais gostou de fazer naquele dia.
•Incentive à criança a contar e a narrar situações vividas na instituição:
•que músicas cantou ou ouviu;
• quais brincadeiras aconteceram;que pinturas, desenhos, esculturas ela fez;
•qual livro a professora leu;
•que história a professora contou;
•o que ela está aprendendo, entre outras.

3. O que os familiares podem observar diretamente na criança sobre o atendimento na educação infantil
• Observe o comportamento da criança quando ela chega na instituição (alegria, timidez ou choro).
•Observe diária e atentamente enquanto estiver conversando com a criança, seu olhar, seus gestos, sua fala suas reações podem ajudar a avaliar o estado físico e emocional.
•Observe as reações da criança ao ver seus colegas, isso pode demonstrar como está a relação com a turma.
•Observe as produções e o material que ela traz da instituição.
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Programa PróFuncionário


De acordo com Valdivino, a proposta inicial de um Plano de Carreira específico para os funcionários surgiu em 1998. Em 2003, o Plano dos professores foi aprovado e o governo assumiu também o o compromisso de elaborar um semelhante para os funcionários. No ano seguinte, com a experiência de planos de outros estados, como do Rio Grande do Sul e Mato Grosso, a APP elaborou uma nova proposta de projeto. Este foi enviado para a Assembléia, mas acabou vetado pelo governo. Este ano, as discussões sobre o Plano foram retomadas. “O Governo, assumindo o compromisso publicamente, nomeou uma Comissão para melhorar as propostas anteriores. O plano, que será entregue neste mês, segue para a Assembléia Legislativa e deve ser aprovado pela Assembléia Legislativa num prazo de seis meses”, declarou.
O PróFuncionário no Ceará:
Visando à valorização dos profissionais da educação, no segmento de funcionários das escolas e reconhecendo a função educadora deste segmento, o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), no cumprimento de seu papel de indutor e articulador de políticas públicas implanta o PROFUNCIONÁRIO que integra o Programa Nacional de Valorização dos Profissionais da Educação.
Este curso objetiva desenvolver ações capazes de criar estruturas promotoras da valorização dos profissionais da educação, com foco nos funcionários das escolas públicas, com vistas a reverter à dívida histórica do Estado brasileiro com este segmento, que atua no espaço educativo, com múltiplas tarefas, que configuram-se também como educadores.
Direcionado aos funcionários com o ensino médio concluído ou em fase de conclusão, utilizará instrumentos da educação à distância e também de encontros presenciais.
O objetivo geral é promover a habilitação profissional técnica em nível médio em quatro áreas
específicas: Gestão Escolar, Alimentação Escolar, Multimeios Didáticos e Infra-estrutura Material e Ambiental.
Estas quatro habilitações atenderão os funcionários para o exercício das funções de apoio escolar, constituindo-se como sujeitos portadores de conhecimentos, saberes, princípios, valores e práticas que os credenciem como educadores nos diferentes ambientes.
A habilitação de técnico em Gestão Escolar, visa atender o profissional responsável pelo planejamento, armazenamento e registros escolares; nos Multimeios Didáticos o público alvo é aquele responsável pelo uso adequado de equipamentos e materiais didáticos facilitadores
da ação pedagógica na escola; na Alimentação Escolar o profissional deverá ser o responsável pela educação alimentar que exerce a função educativa na garantia de uma vida mais saudável dos alunos; em Infra-estrutura Material e Ambiental é o profissional responsável por cuidar e manter vivo o espaço escolar integrando suas ações ao projeto desenvolvido pela escola.
No Nosso Estado, o público alvo deste curso será 1.500 funcionários efetivos, não terceirizados que atuam nas escolas públicas da educação básica do Estado do Ceará.
Deste quantitativo, 40% (600) vagas estão disponíveis para a rede estadual e 60% (900) para a rede municipal. Para a SEDUC (Sede e Crede) serão disponibilizadas 10% das vagas dos cursos de Gestão Escolar e Infra-estrutura Material e Ambiental.
Os funcionários, servidores estaduais ou municipais, ocupantes de cargos e funções administrativas ou auxiliares devem estar enquadrados nos seguintes pré-requisitos:
ter Ensino Médio completo ou estar cursando;
estar distante pelo menos 5 anos da aposentadoria;
ter pelo menos 2 anos de experiência no exercício da função relacionada à opção do curso escolhido (Gestão Escolar, Multimeios Didáticos, Alimentação Escolar e Infra-estrutura material e ambiental);
não estar utilizando as seguintes licenças:
suspensão de vínculo, trato de interesse particular, licença extraordinária com prejuízo da remuneração; não estar à disposição para outras secretarias; no caso do Estado, servidor público do grupo ocupacional ADO – Atividades de Apoio Administrativo e Operacional.
A proposta pedagógica do PROFUNCIONÁRIO visa contribuir para a formação técnica e pedagógica dos funcionários lotados nas escolas, colaborando para a construção da identidade profissional desse segmento, para a elevação do padrão de qualidade dos serviços prestados pela escola e para a democratização da escola como espaço público, valorizando as seguintes dimensões:
As competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;
As competências referentes à compreensão do papel social da escola;
As competências referentes ao domínio dos conteúdos de formação pedagógica e específica, os seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar;
As competências referentes ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.
Estes pressupostos são essenciais a um projeto de formação sócioeducacional comprometido com a formação humana e, com processos de atuação inerentes à atuação dos funcionários de escolas. Estas questões são imprescindíveis ao processo formativo no qual se queira superada a prática tecnicista subjacente aos currículos de formação técnica.
O curso, com 1.260 horas, é composto por três blocos.
O primeiro constitui-se da formação pedagógica, com 360 horas;
o segundo da prática supervisionada, com 300 horas;
e o terceiro da formação técnica, com 600 horas, das quais 420 específicas e 180 comuns as quatro habilitações:
gestão escolar,
alimentação escolar,
multimeios didáticos e Infra-estrutura material e ambiental.
Será oferecido na modalidade à distância (80%) e de encontros presenciais (20%), quinzenais a serem realizados em Pólos Centrais de Tutoria, localizados nos Núcleos de Tecnologia Educacionais (NTE) dispostos nas sede de cada CREDE.
O cursista será acompanhado tanto nos encontros presenciais quinzenais de seis horas, realizados no Pólo Central de Tutoria (PCT), quanto a distância, pelas tecnologias disponíveis.
O cursista receberá o conteúdo do curso em material impresso e CD-ROOM, que serão a base para o estudo individualizado.
O conteúdo do CD-ROOM será disponibilizado via Internet no ambiente virtual de aprendizagem E-proinfo.
No ambiente virtual de aprendizagem será possível acessar os conteúdos e as informações relativas ao curso. Este recurso, bem aproveitado pedagogicamente, por meio da troca de mensagens, da oferta de materiais complementares de estudo, da participação em bate-papo, de fórum de discussão e da troca de questionamentos e orientações, será uma rica opção pedagógica para o relacionamento do aluno com o seu tutor e com os outros atores envolvidos no curso.
O reconhecimento da função educadora destes profissionais, que perpassa todos os ambientes escolares, inerente aos trabalhadores na educação, desencadeou o PROFUNCIONÁRIO.
Esse Curso Profissional de Técnico em Educação direcionado aos funcionários das escolas, que constituem-se como sujeitos portadores de conhecimentos, saberes, princípios e valores desenvolvendo especificamente funções de apoio escolar, objetiva melhor credenciá-los como educadores nos diferentes ambientes, capacitando-os para contribuir na melhoria da qualificação da educação pública cearense.
"SE INFORME NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO SEU ESTADO."
FRANCISCA MARIA

DIA DO EXCEPCIONAL


INCLUSÃO:
UMA NOVA EXPERIÊNCIA .UMA NOVA ESPERANÇA...
PARA REFLETIR:
Deficiência tratada com Amor
Há muitas maneiras de se chamar um deficiente,
muitas são preconceituosas.
Nem por isso eles deixam de serem gente.
Pessoas felizes, amadas e virtuosas.
Eles tem muitos direitos
no que se trata de inclusão,
o mais importante é o respeito
e o acesso igualitário à educação.
As pessoas com deficiências físicas
encontram muitos obstáculos no caminho,
sem contar a rejeição estética,
que lhe privam de carinho.
Mesmo sem ouvir ou ver
eles vivem como iguais,
tem muita coisa a dizer
e respeitam os demais.
Seja para menos ou pra mais,
em se tratando de intelectualidade,
são diferentes os que não são iguais.
Cada qual com sua capacidade.
Deficiência não é doença,
muito menos incapacidade,
é apenas uma diferença
que identifica sua personalidade.
E, depois de tanto tempo de segregação
surgem os benefícios da inclusão,
permitindo uma completa integração
e uma verdadeira valorização.
Pois, cada qual com sua deficiência
mostra seu valor.
Crescendo em inteligência
se tratado com amor.
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22 de agosto "Dia do Excepcional".
Várias tentativas têm sido feitas para melhor definir o termo "criança excepcional".
Alguns utilizam esse termo para se referirem a uma criança
que possui uma inteligência ou um talento pouco comum.
No entanto, o termo tem sido geralmente empregado para designar
tanto a criança deficiente quanto a talentosa.
Mas a definição melhor assimilada é a que afirma ser a criança excepcional
toda aquela que difere da maioria das crianças.
As crianças excepcionais são com freqüência agrupadas para
facilitar a comunicação entre os profissionais:
1. Desvios mentais:
Crianças intelectualmente superiores ou intelectualmente inferiores;
2. Deficiências sensoriais:
Crianças com deficiências auditivas e/ou deficiências visuais;
3. Desordens de comunicação:
Crianças com distúrbio emocional e/ou desajustamento social;
4. Deficiências múltiplas e graves:
Crianças com paralisia cerebral e retardamento mental,
surdez e cegueira, deficiências físicas e/ou intelectuais graves.
Todos os pais desejam ter filhos perfeitamente sadios.
Quando isso não acontece, é normal que relutem em aceitar os fatos.
Contudo, esse primeiro impacto, deve ser superado o mais rápido possível,
para o bem da criança.
Eles precisam encarar a criança portadora de deficiência com
o coração aberto e de boa vontade, tomando decisões
realistas para enfrentar as dificuldades, acima de tudo com muita aceitação e amor.
As necessidades sociais, educacionais e psicológicas da criança
excepcional são praticamente idênticas às das outras crianças e,
com exceção das deficiências mais graves, podem ser
satisfeitas sem cuidados especiais. Por isso, é bom que a
criança estude em colégios normais e que participe,
conforme suas capacidades, das brincadeiras e atividades da escola,
aprendendo assim a se relacionar socialmente, aceitando e convivendo com seus limites.
A integração e a inclusão escolar são imprescindíveis para o
excepcional desenvolver seu potencial e exercer seus direitos de cidadão.
É evidente que a deficiência impõe cuidados e
providências específicas, e que as necessidades
psicológicas têm algumas particularidades. Isso, porém, não significa
que a criança excepcional necessite ser poupada, superprotegida
nem sufocada com excessivo amor e carinho.
Compensar as limitações dessa maneira, em geral,
produz efeitos desastrosos na criança, que percebe
sentimentos como piedade ou compaixão.
A principal tarefa dos pais, dos professores e
de todos que se relacionam com as crianças excepcionais
é evitar a segregação, seja de que tipo for. Infelizmente, a surpresa ou certo constrangimento, causados inicialmente
por algumas deficiências, faz com que as pessoas se fixem
nisso e não consigam "enxergar" que estão diante de uma
pessoa integral com necessidades, aspirações, qualidades e defeitos.
Resta, pois, que se construa uma sociedade verdadeiramente
democrática, que possibilite a educação sem restrições,
em obediência a Constituição Federal, que preceitua em
seu artigo 3o, incisos I e IV:
"Construir uma sociedade livre, justa e solidária";
"Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça,
sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".

Atividades para colorir sobre a "Gripe Suína"










FONTE: Atividade Smart Kids - Gripe Suína

TESTE DO MARKETING PESSOAL

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TESTE DO MARKETING PESSOAL
Faça o teste e descubra se você sabe usar o marketing pessoal para obter sucesso profissional
.

1) As pessoas percebem que você gosta de se divertir e que investe em sua qualidade de vida? Isso é o oposto de elas acharem que você vive só para trabalhar.
Nunca
Às vezes
Freqüentemente
Sempre

2) As pessoas notam que você é uma pessoa aberta a mudanças, flexível de bem com as novidades?
Nunca
Às vezes
Freqüentemente
Sempre

3) As pessoas se sentem bem tratadas por você? Sentem que você lhes dá atenção?
Nunca
Às vezes
Freqüentemente
Sempre

4) Você tem assunto para conversar com as mais diferentes pessoas?
Nunca
Às vezes
Freqüentemente
Sempre

5) Você espera que todos pesem como você, ajam como você, sejam iguais a você?
Nunca
Às vezes
Freqüentemente
Sempre

6) Você enxerga as pessoas como elas realmente são?
Nunca
Às vezes
Freqüentemente
Sempre

7) Você trata os outros como eles gostariam de ser tratados? Isso é bem diferente de você tratar todo mundo como você gostaria de ser tratado.
Nunca
Às vezes
Freqüentemente
Sempre

8) Você sabe dar todas as informações às duvidas dos outros? Ou seja, você mostra que está preparado para responder a todas as perguntas que lhe são feitas?
Nunca
Às vezes
Freqüentemente
Sempre

9) As pessoas se sentem entusiasmadas com você? Eles acham que você é apaixonado pelo que faz?
Nunca
Às vezes
Freqüentemente
Sempre

10) As pessoas acham que você é rápido para resolver as coisas?
Nunca
Às vezes
Freqüentemente
Sempre

11) As pessoas acham que você é o tipo que toma iniciativa? Você tem a fama de ser uma pessoa que realmente faz o que decidiu fazer?
Nunca
Às vezes
Freqüentemente
Sempre

12) As pessoas acham que você é uma pessoa feliz, satisfeita com o que já tem de bom em sua vida?
Nunca
Às vezes
Freqüentemente
Sempre
FRANCICA MARIA (TESTE DE AUTOR DESCONHECIDO).

MENSAGENS PARA REFLETIR (PARTE 2)

A melhor e a pior comida do mundo
Há mais de dois mil anos, um rico mercador grego tinha um escravo chamado Esopo. Um escravo corcunda, feio, mas de sabedoria única no mundo. Certa vez, para provar as qualidades de seu escravo, o mercador ordenou:Toma, Esopo. Aqui está esta sacola de moedas. Corre ao mercado. Compra lá o que houver de melhor para um banquete. A melhor comida do mundo!
Pouco tempo depois, Esopo voltou do mercado e colocou sobre a mesa um prato coberto por fino pano de linho. O mercador levantou o paninho e ficou surpreso:Ah, língua? Nada como a boa língua que os pastores gregos sabem tão bem preparar. Mas por que escolheste exatamente a língua como a melhor comida do mundo?
O escravo de olhos baixos, explicou sua escolha:O que há de melhor do que a língua, senhor? A língua é que nos une a todos, quando falamos. Sem a língua não poderíamos nos entender. A língua é a chave das ciências, o órgão da verdade e da razão. Graças à língua é que se constroem as cidades, graças à língua podemos dizer o nosso amor. A língua é o órgão do carinho, da ternura, do amor, da compreensão. É a língua que torna eterno os versos dos grandes poetas, as idéias dos grandes escritores. Com a língua se ensina, se persuade, se instrui, se reza, se explica, se canta, se descreve, se elogia, se demonstra, se afirma. Com a língua dizemos "mãe", "querida" e "Deus". Com a língua dizemos "sim". Com a língua dizemos "eu te amo"! O que pode haver de melhor do que a língua, senhor?
O mercador levantou-se entusiasmado:Muito bem, Esopo! Realmente tu me trouxeste o que há de melhor. Toma agora esta outra sacola de moedas. Vai de novo ao mercado e traz o que houver de pior, pois quero ver a tua sabedoria.
Mais uma vez, depois de algum tempo, o escravo Esopo voltou do mercado trazendo um prato coberto por um pano. O mercador recebeu-o com um sorriso:Hum... já sei o que há de melhor. Vejamos agora o que há de pior...

A Pedra
...O distraído nela tropeçou...
O bruto a usou como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu
O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Já David matou Golias e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura.
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!
Não existe “pedra” no seu caminho que não possa ser aproveitada para seu próprio crescimento.
As duas floresCastro Alves
São duas flores unidasSão duas rosas nascidasTalvez do mesmo arrebol,Vivendo, no mesmo galho,Da mesma gota de orvalho,Do mesmo raio de sol.Unidas, bem como as penasdas duas asas pequenasDe um passarinho do céu...Como um casal de rolinhas,Como a tribo de andorinhasDa tarde no frouxo véu.Unidas, bem como os prantos,Que em parelha descem tantosDas profundezas do olhar...Como o suspiro e o desgosto,Como as covinhas do rosto,Como as estrelas do mar.Unidas... Ai quem puderaNuma eterna primaveraViver, qual vive esta flor.Juntar as rosas da vidaNa rama verde e florida,Na verde rama do amor!
As Três Árvores
Havia no alto da montanha 3 pequenas árvores que sonhavam com o que seriam depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas, disse: -Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada. A segunda, olhou para o riacho e suspirou : - Quero ser um grande navio para transportar Reis e Rainhas. A terceira árvore olhou para o vale disse: - Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em DEUS. Muitos anos se passaram e certo dia vieram três lenhadores pouco ecológicos e cortaram as três árvores. Todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam. Mas, lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos..... Que pena! A primeira árvore acabou sendo transformada num coxo de animais, coberto de feno. A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca carregando pessoas e peixes todos os dias. A terceira mesmo sonhando em ficar no alto da montanha acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num deposito. E todas as 3 se perguntaram, desiludidas e tristes: Para que isso? Mas, numa certa noite, cheia de luz e estrelas onde havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu neném recém-nascido naquele coxo de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo. A segunda, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco. Mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco, o homem se levantou e disse ao mar revolto: - “SOSSEGAI''E naquele momento, a segunda árvore entendeu que estava carregando o REI dos céus e da terra. Tempos mais tarde, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela, pois havia sido condenado a morte mesmo sendo inocente. Logo, sentiu-se horrível e cruel, mas no domingo o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de DEUS e de seu Filho Jesus Cristo, ao olharem para ela . As árvores tinham sonhos, mas suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábios do que haviam imaginado. Todos nós temos sonhos, planos e por vezes, eles não coincidem com os planos que DEUS tem para nós, e quase sempre somos surpreendidos com a sua generosidade e misericórdia. Por isso, é importante compreendermos que tudo vem de DEUS e cremos que podemos esperar NELE, pois NELE, pois ELE, como um pai amoroso, sabe o que é melhor para
HISTÓRIA DE AMOR

Era uma vez uma ilha onde moravam todos os sentimentos:
A ALEGRIA
A TRISTEZA
A VAIDADE
O AMOR
E OUTROS

Um dia, avisaram aos moradores desta ilha que ia ser inundada. Apavorado o AMOR cuidou para que todos os sentimentos se salvassem. Ele disse:
- Fujam, a ilha será inundada!
Todos correram e pegaram os barquinhos para irem até o morro bem alto. Só o AMOR não se apressou, ele queria ficar mais um pouco na ilha.
Quando estava quase afogando, correu para pedir ajuda.
Vinha vindo a RIQUEZA, e ele disse:
- RIQUEZA me leva com você?
- Não posso meu barco está cheio de prata e ouro, você não vai caber.
Passou então a VAIDADE, e ele disse:
- VAIDADE me lava com você?
- Não posso, você vai sujar meu barco.
Daí passou a TRISTEZA.
- TRISTEZA posso ir com você?
- Ah! AMOR, eu estou tão triste que preciso ir sozinha.
Passou a ALEGRIA, mas ela estava tão alegre que nem ouviu.
Já desesperado, e achando que ia ficar só, o AMOR começou a chorar.
Daí então passou um barquinho com um velhinho e falou:
- Sobe AMOR, eu te levo.
O AMOR ficou tão feliz que esqueceu de perguntar o nome do velhinho Chegando no morro alto, ele perguntou à SABEDORIA:
- SABEDORIA quem era o velhinho que me trouxe até aqui?
- O TEMPO.
- Mas porque só o tempo me trouxe até aqui?
- Porque só o TEMPO é capaz de entender um Grande AMOR.
Professor e Educador

Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada.
Uma turma de meninas de 12 anos que usavam batom todos os dias removendo o excesso beijando o espelho do banheiro.
O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom.
Um dia o diretor juntou um bando de meninas e o zelador no banheiro, explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam.
Depois de uma hora falando, pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho.
O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.
Numa mais apareceram marcas no espelho!
Há professores e há educadores...